"The Last Airbender", o último filme de M. Night Shyamalan, representa uma virada em relação ao cinema de suspense que deu fama a este diretor. Nesta semana, ele volta às telas com uma história em 3D e com muitos efeitos visuais com a marca do argentino Pablo Helman.

O filme que entre o fim de julho e início de agosto chegará a Argentina, Colômbia, Brasil e Espanha, é a adaptação da série animada "Avatar: The Last Airbender", transmitida pelo canal infantil Nickelodeon.

M. Night Shyamalan ("O Sexto Sentido", "Sinais") propôs recriar em formato 3D a história de Aang, um menino cuja promessa é salvar o mundo da guerra, depois de uma letal campanha de quase um século na nação do fogo, que se propõe dominar as nações tribais do ar, água e terra.

"Meu envolvimento com o filme começou seis meses antes de iniciar a filmagem, e consistiu em me sentar com o diretor, Night, em seu escritório na Filadélfia e ver folha por folha do roteiro, e estabelecemos uma metodologia para filmar", contou à AFP Helman, supervisor de efeitos visuais para a Industrial Light & Magic, empresa dedicada a efeitos especiais fundada por George Lucas em 1975.

  AP/Paramount Pictures  
Noah Ringer como Aang em cena de "The Last Airbender"
O ator Noah Ringer como Aang em cena de "The Last Airbender", de M. Night Shyamalan ("O Sexto Sentido")



"Mas nunca sabemos como vamos fazer", apontou este argentino nomeado duas vezes ao Oscar por Melhores Efeitos Visuais por "Guerra nas Estrelas - Episódio II - O Ataque dos Clones" e por seu trabalho no filme de Steven Spielberg "Guerra dos Mundos".

"Shyamalan queria que fosse uma visão muito realista", disse Helman. E para consegui-lo, partiu para a Groenlândia. "Estive duas semanas na Groenlândia, fazendo tomadas de helicópteros e botes sobre os icebergs e depois toda a empresa foi para lá, onde ficamos por mais quatro semanas filmando", contou.

O filme conta com um elenco jovem que inclui --além de Noah Ringer, Nicola Peltz e Jackson Rathbone-- Dev Patel, o herói do premiado filme "Quem Quer Ser um Milionário?". O orçamento foi estimado em US$ 150 milhões (R$ 268,5 milhões) em produção e em torno de US$ 130 milhões (R$ 537 milhões) em publicidade.