Ele foi eleito vereador no Rio de Janeiro por três legislaturas de 1997 a 2005. Além do DEM, Indio teve uma passagem pelo PTB.

Deputado federal no primeiro mandato, o deputado é membro da Comissão de Constituição e Justiça, da Comissão de Defesa do Consumidor e da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática.

Sérgio Lima/Folhapress
Deputado Indio da Costa (DEM-RJ) foi escolhido como vice de José Serra
Deputado Indio da Costa (DEM-RJ) foi escolhido como vice de José Serra na disputa presidencial



Índio ganhou projeção no Congresso com a CPI dos Cartões Corporativos que investigou os gastos do governo com dinheiro de suprimento de fundos.

Ele montou uma equipe formada por auditores para vasculhas a montanha de papel enviada pelo governo para a CPI. E depois com a relatoria do grupo de trabalho que analisou projeto Ficha Lima, de autoria popular. Numa entrevista ao Jô Soares o deputado chegou a dar o número do seu telefone celular.

De família tradicional do Rio de Janeiro, Indio é ligado a questões ambientais. Formado em administração, ele foi secretário no governo Cesar Maia e escreveu um livro sobre sua experiência na prefeitura.

Indio tem hábitos saudáveis, é preocupado com alimentação, além de ser vaidoso e considerado um dos mais bonitos da Câmara.

Divorciado, ele foi casado com Rafaella Cacciola, filha do ex-banqueiro Salvatore Cacciola, tem uma filha que mora na Espanha, e é primo de Luís Octavio Índio da Costa, dono do banco Cruzeiro do Sul. Indio é de uma família de arquitetos premiados internacionalmente.