Repórter News - reporternews.com.br
Variedades
Terça - 29 de Junho de 2010 às 14:30

    Imprimir


Quem for à Mega Artesanal 2010, que começa nessa terça-feira, 29 (apenas para lojistas) e vai até domingo, 04 de julho, poderá conhecer e comprar equipamentos, insumos, acessórios e produtos acabados, aprender novas técnicas de artesanato, visitar  exposições  e ainda “dar uma chegadinha” em Pernambuco. É que uma das atrações dessa edição da Mega Artesanal será uma versão compacta da Feira de Caruaru. Uma pequena mostra da feira pernambucana que combina comércio, festa, arte e cultura popular será montada no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo, e mostrará aos visitantes um pouco do que atrai e conquista artistas, boêmios e turistas de todo canto do Brasil e do exterior.

A Mega Artesanal é uma das maiores feiras de artes e técnicas de artesanato do mundo. Este ano, cerca de 300 expositores ocuparão os 33 mil m² do Centro de Exposições Imigrantes para mostrar tudo para quem faz artesanato por hobby, por terapia, para complementar o salário ou como fonte de renda. São novidades em equipamentos, insumos, acessórios, produtos acabados e milhares de cursos gratuitos para quem quer aprender novas técnicas. No espaço da Feira de Caruaru, por exemplo, o visitante poderá conhecer e comprar bonecas de barro, cabaças, peças em palha e em bambu entre outros artigos e objetos típicos do artesanato pernambucano.

33 mil m2 de artes e técnicas

Para facilitar a circulação e atender aos interesses de cada visitante, a Mega Artesanal está dividida em três áreas: Pátio da Indústria, Paço do Comércio e Praça do Artesão.

No Pátio da Indústria estão os fabricantes de produtos, matérias-primas e serviços: tintas, colas, madeira, tecidos, lãs, papéis, resinas, pincéis, máquinas de costura e bordado, cursos. Nesse espaço da Feira estão os maiores nomes do setor, como Acrilex e Gato Preto, por exemplo.

O Paço do Comércio é para as lojas e ateliês mostrarem trabalhos como patchwork, scrapbooking, decoupage, pintura em tecido, artefatos em madeira, cerâmica, tricô e crochê, bordados, bonecas de pano, velas, sabonetes, bijuterias, biscuit, papéis especiais e reciclados, lãs, linhas, teares e fibras naturais. É nesse espaço que o visitante pode, por exemplo, conhecer e comprar ferramentas necessárias para a decoração de bolos e doces, comprar as mais diferentes e coloridas bijuterias feitas com produtos reciclados, ter acesso a todas as ferramentas e novidades para a prática do scrapbooking, encomendar kits decorativos para maternidade e escolher o seu sabonete em formato de fruta que parece real.

A Praça do Artesão é o espaço onde os artesãos profissionais mostram suas técnicas e produtos, resultado da influência de várias culturas e da combinação de diferentes materiais. São bonecas de pano e biscuit, porta-retratos, produtos feitos com material reciclado, bijuterias e tantas outras coisas que a imaginação permite.

Outras atrações que justificam sua visita à Mega Artesanal 2010:
 
Além dos milhares de cursos diários a Mega Artesanal terá várias exposições:

Escola de Samba de origami – uma escola de samba de 20m feita em origami, da comissão de frente aos garis. Cada ala da escola irá homenagear um estado ou região do país.

Pintando São Paulo a lápis – o artista gráfico Marcelo Senna apresentará dezenove telas e dois painéis que retratam São Paulo em riscos finos e recriam, com riquezas de detalhes, cartões postais da cidade como o Museu do Ipiranga, Parque do Ibirapuera, Praça da Sé, entre outros.

Oshibana – cerca de 30 artistas da escola Oshibana Art mostrarão quadros feitos com pétalas, galhos e flores prensadas, sem aplicação de nenhum tipo de pintura artificial.

Biscuit – mostra com cerca de 50 trabalhos que mostram a evolução dos 25 anos de carreira de Anna Modugno, incluindo peças inéditas que mostram o talento da artesã para moldar bolos cenográficos, flores, lembrancinhas de chá de bebê, etc.

Patchwork – a arte de unir retalhos será alvo e três exposições: “Voar como os pássaros”, inédita, organizada pelo Ateliê Benigna Rodrigues e Wagner Vivan, reunirá cerca de quinze telas dos alunos/artistas do ateliê que irão expor pássaros produzidos com a técnica do patchwork e bordado. “Amazônia: Riqueza e Diversidade”, com 26 telas criadas por artistas associados ao Clube Brasileiro de Patchwork e Quilting que retratam as diversas riquezas culturais e ambientais do norte do país, como a vitória-régia, a população indígena, colonização do Amazonas, plantação de guaraná, entre outros. “Releitura de obras dos artistas brasileiros Adélio Sarro e Gustavo Rosa”, da  Uniart Brasil exibirá 76 trabalhos, feitos por 45 diferentes artistas, de várias regiões do Brasil, inclusive por um escultor, reforçando o conceito da pluralidade de expressões na arte.

50 anos de Terracota – organizada pela curadora Tônia do Embu, que tem mais 50 anos de experiência nessa área e foi uma das responsáveis pela transformação do município de Embu em centro das artes.  A exposição terá cerca de 50 peças, sendo 30 de autoria da própria Tônia e mais 20 de outros terracotistas.

Rolando Boldrin será homenageado durante a entrega do prêmio Artesão do Ano (29/06) e terá um dia de autógrafos (04 de julho).

Serviço:

Mega Artesanal 2010

Data: 29 de junho (dia do lojista)

De 30 de junho a 04 de julho (aberto ao público em geral)

Local: Centro de Exposições Imigrantes - São Paulo / SP

Endereço: Rod. dos Imigrantes, Km. 1,5

Horário: 29 de junho, das 11h às 19h (Dia especial para lojistas)

30 de junho a 3 de julho, das 11h às 19h; dia 4 de julho, das 11h às 17h

Ingresso: R$ 10,00

Proibida a entrada de menores de 12 anos

Organização: WR São Paulo Feiras e Congressos

Patrocínio: Acrilex, Casa da Arte, Condor, Editora On line e Gato Preto

Mais informações: www.megaartesanal.com.br






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/125432/visualizar/