O Banco Central decidiu aumentar a alíquota do depósito compulsório sobre depósitos à vista, que atualmente é de 42%.

A alíquota entrará em vigor obedecendo ao seguinte cronograma:

- julho de 2010: 43%.

- julho de 2012: 44%.

- julho de 2014: 45%.

De acordo com o BC, esse aumento se dá "de forma proporcional à redução dos percentuais da exigibilidade de aplicação em crédito rural instituída em março de 2009."

O primeiro ajuste resultará em acréscimo no valor recolhido de R$ 1,6 bilhão. O impacto financeiro da alteração ocorrerá no dia 7 de julho.

A partir de julho, a exigibilidade de aplicação em crédito rural passará dos atuais 30% dos depósitos a vista, para 29%, sendo reduzida, a partir daí, um ponto percentual a cada ano, até julho de 2014, quando atingirá 25%.

Instrumento

O depósito compulsório é um dos instrumentos que o Banco Central usa para controlar a quantidade de dinheiro que circula na economia. O mecanismo influencia o crédito disponível e as taxas de juros cobradas.

Por meio do compulsório, os bancos são obrigados a depositar em uma conta no próprio BC parte dos recursos captados dos seus clientes nos depósitos à vista, a prazo ou poupança.

Quando reduz o compulsório, o BC dá aos bancos mais dinheiro para emprestar aos seus clientes. Isso pode ajudar a reduzir os juros bancários ou, em momentos de mais escassez de dinheiro, impedir que sequem as fontes de crédito para o consumidor e para empresas.