O presidente Luiz Inácio Lula da Silva mandou nesta segunda-feira um recado direto para o ex-ministro do Desenvolvimento Social Patrus Ananias (PT) decidir logo se aceita ou não a vaga de vice na chapa encabeçada pelo senador Hélio Costa (PMDB), que vai disputar em outubro o governo de Minas Gerais.

O interlocutor foi o vereador de Belo Horizonte Arnaldo Godoy (PT), aliado e coordenador da campanha de Patrus, que disputou e perdeu a prévia petista em Minas no início de maio. Godoy ouviu pessoalmente de Lula que Patrus não deve "esperar demais porque senão a eleição acaba".

Segundo o vereador, o presidente afirmou ainda que "dirigentes de partido dirigem" e que não seria preciso um telefonema a Patrus. O recado foi dado no aeroporto da Pampulha, na capital mineira, antes de Lula participar da cerimônia de inauguração do Gasoduto Rio de Janeiro-Belo Horizonte 2 (Gasbel 2), em Queluzito (MG).

Godoy afirmou que Patrus não está resistente à ideia de ser vice, apesar de ainda não ter decidido se vai compor com o PMDB para enfrentar a chapa do governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia, pré-candidato tucano na disputa estadual. "Patrus ficou muito lisonjeado e disse que está com o coração aberto", afirmou o vereador, que acredita numa decisão até o final desta semana.

Amanhã, Patrus convidou a militância petista para uma plenária no auditório do Crea (Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura) em Belo Horizonte. Quer discutir com o PT antes de anunciar se topa concorrer ao governo de Minas como vice de Hélio Costa.

Quando questionado se Patrus deveria aceitar a vaga de vice, Lula afirmou aos jornalistas: "Se dependesse da minha vontade pessoal, se eu fosse mineiro e pudesse dar um voto, o Patrus seria vice do Hélio agora porque a campanha é para ganhar as eleições, de verdade". Ele reiterou, contudo, que não pretende fazer um pedido diretamente ao ex-ministro. "Não posso pedir aquilo que um homem da magnitude do Patrus tem que fazer."