Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Sexta - 11 de Junho de 2010 às 12:42

    Imprimir


Crianças menores de cinco anos devem ir aos postos de saúde neste sábado (12) para a primeira etapa da campanha de vacinação contra a poliomielite, doença causada por vírus e que pode provocar paralisia e levar à morte. A vacina é data por via oral, por meio das famosas gotinhas.

O Brasil não registra casos da doença desde 1989, mas é importante que as crianças recebam a dose para o problema não volte – ainda há casos em países como Paquistão, Índia, Afeganistão e Nigéria.

A expectativa é que 14,6 milhões de crianças sejam imunizadas, o que representa 95% dos menores de cinco anos, de acordo com o Ministério da Saúde. Em São Paulo e no Rio, os postos vão atender das 8h às 17h. Para outros locais, é recomendável consultar a secretaria de saúde para saber do horário.

Essas mesmas crianças devem voltar aos postos de saúde no dia 14 de agosto, para receber a segunda dose do produto. Todas as pessoas nessa faixa etária devem ser vacinadas, mesmo que já tenham sido imunizadas anteriormente contra a doença.

A vacina contra a paralisia infantil não tem contraindicações. Devem evitar a dose apenas as crianças imunodeprimidas (com sistema imunológico muito sensível), como aquelas que estão passando por tratamentos de quimioterapia ou radioterapia.

O ministério também recomenda que os pais usem a visita ao posto amanhã para atualizar a cartela de vacinação contra criança, tomando vacinas contra doenças como coqueluche, sarampo, difteria, rubéola, tétano e rotavírus. Algumas cidades também vão vacinar as crianças contra a gripe A (H1N1), popularmente conhecida como suína.

O governo diz, em nota, que “em geral, duas ou mais vacinas no mesmo dia não oferece risco à saúde das crianças”.





Fonte: Do R7

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/128166/visualizar/