Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Sábado - 29 de Maio de 2010 às 00:01

    Imprimir


A três dias úteis do fim da distribuição de doses da vacina contra a gripe A (H1N1), popular suína, de crianças de dois a quatro anos, na próxima quarta-feira (2), os índices de adesão desses grupos ainda estão baixos. Dados enviados pelas secretarias estaduais e municipais ao Ministério da Saúde indicam que 310 mil crianças nessa faixa etária foram vacinadas desde a última segunda-feira (24), quando começou essa fase da campanha, o que representa 3% do público-alvo.

O número pode ser um pouco maior, já que nesse número estão incluídas as doses aplicadas em indígenas e pessoas portadoras de doenças crônicas que tinham entre dois e nove anos de idade e se vacinaram em etapas anteriores. Mesmo assim, o Ministério da Saúde reconhece que o índice de vacinação para essa faixa etária está baixo.

Pessoas de outras faixas etárias que ainda não se vacinaram também poderão tomar a vacina durante esse período. Não haverá uma campanha nacional para que os postos de saúde abram neste fim de semana para a vacinação, então restarão apenas os três dias úteis da semana que vem para que as pessoas se imunizem contra a doença – a distribuição do produto já foi prorrogada algumas vezes e a expectativa é que isso não ocorra novamente.

Inicialmente, as crianças dessa idade não faziam parte da população com direito a receber a vacina grátis em razão de não estarem entre os que apresentavam casos mais graves ou mortes por causa da gripe. No entanto, vacinar os pequenos dessa idade já era uma recomendação da OMS (Organização Mundial da Saúde).

O Ministério da Saúde diz que resolveu mudar a estratégia por ter um estoque estratégico de 10,8 milhões de doses, que foram “reservadas para eventualidades durante a campanha”. Um detalhe importante é que, assim como aconteceu com as crianças de seis meses a dois anos, a dose será dividida em duas. Por isso, 21 dias depois da primeira aplicação, as crianças precisam ser levadas de novo aos postos para tomar a segunda parte da vacina.

Adultos de até 39 anos também registram baixa adesão

Mesmo depois de ser prorrogada mais uma vez, a vacinação de adultos de 30 a 39 anos continua baixa, atingindo um pouco mais de 15,2 milhões de pessoas, número que representa cerca de 50% do público-alvo. O governo espera vacinar pelo menos 80% desta população até 2 de junho.

A baixa adesão ainda também é uma realidade entre as grávidas. Mesmo com vacinas gratuitas à disposição desde 5 de abril, apenas 70% delas se vacinaram, equivalente a pouco mais de 2 milhões de gestantes. Já entre o grupo de jovens de 20 a 29 anos, a meta de 80% foi praticamente alcançada, com a adesão de mais de 27 milhões de pessoas.

Entre todos os grupos de risco que foram vacinados, atingiram a meta do governo os portadores de doenças crônicas (100%, com 20 milhões), trabalhadores de saúde (100%, com 2,8 milhões) e indígenas (mais de 80%, com 461 mil).





Fonte: Do R7

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/130173/visualizar/