Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Sexta - 28 de Maio de 2010 às 08:45

    Imprimir


Getty Images
Exercícios físicos leves podem diminuir os efeitos do envelhecimento celular causado pelo estresse
Exercícios físicos leves podem diminuir os efeitos do envelhecimento celular causado pelo estresse
Exercícios físicos leves podem diminuir os efeitos do envelhecimento celular causado pelo estresse, segundo estudo da Universidade da Califórnia.

 

Os pesquisadores descobriram que a atividade física feita tanto de forma intensa quanto leve por 42 minutos, três vezes por semana, pode proteger as pessoas dos efeitos do estresse, que aceleram o envelhecimento celular. Isso porque, segundo os cientistas, a prática reduzir o impacto sobre o comprimento de partes do DNA responsáveis pela estabilidade genética, chamados telômeros.

Os telômeros são pequenos pedaços de DNA que promovem a estabilidade genética e atuam como invólucros de proteção, mantendo cromossomos como pontas de plástico nas extremidades dos cadarços.

Os pesquisadores sugerem que os telômeros mais curtos estão ligados a uma série de problemas de saúde, incluindo doenças coronárias e diabetes, assim como a morte precoce, porque acelera o envelhecimento das células.

Em pesquisas anteriores, foi documentado que o estresse psicológico crônico tem ligação direta com o comprimento dos telômeros em células do sistema imunológico, causando um impacto significativo no corpo humano.

 

Já em quem se exercitava, foi constatado que estas partes do DNA mantiveram-se mais longas, agindo como um “amenizador do estresse" e de problemas de saúde.





Fonte: Do R7

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/130302/visualizar/