Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Quinta - 27 de Maio de 2010 às 13:58

    Imprimir


Getty Images
Lavar as mãos é uma das medidas de prevenção à doença
Lavar as mãos é uma das medidas de prevenção à doença
O pavor criado pela disseminação da gripe A (H1N1), popularmente conhecida como suína, teve um impacto positivo sobre os hábitos de higiene da população. Um estudo feito em Hong Kong indica que a doença fez com que as pessoas passassem a prestar mais atenção a cuidados básicos como lavar as mãos.

 

De acordo com o levantamento, 47% das pessoas passaram a lavar as mãos mais de dez vezes ao dia. No país, a população também adotou cuidados que não são comuns no Brasil, como usar uma máscara quando começar a apresentar sintomas de gripe, mesmo que a comum – 87% das pessoas consultadas adotaram essa prática.

Os pesquisadores, que trabalham na Universidade da China em Hong Kong, dizem que as pandemias (epidemias de alcance global, como é o caso da gripe suína) "têm um impacto sustentado no comportamento de proteção e higiene das pessoas". Para eles, esse tipo de doença infecciosa "são uma oportunidade para a educação" em relação a esse assunto.

No mês passado, uma pesquisa realizada pela APPM, empresa de análise, pesquisa e planejamento de mercado, revelou que 95% dos paulistanos mudaram os hábitos de higiene depois do surto da gripe A.

 

De acordo com o estudo, os brasileiros reforçaram o hábito de lavar as mãos e adotaram o álcool em gel como recurso para evitar a transmissão da doença.

O vírus da gripe A (H1N1) é transmitido de pessoa a pessoa principalmente por meio da tosse ou espirro e de contato com secreções respiratórias de pessoas infectada.





Fonte: Do R7

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/130427/visualizar/