Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Quinta - 27 de Maio de 2010 às 12:41
Por: Roseli Garcia

    Imprimir


Um montante superior a R$ 1,1 bilhão está sendo transferido pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) aos beneficiários do Programa Bolsa Família até o dia 31 de maio (próxima segunda-feira). Os valores são sacados pelas 12,4 milhões de famílias nos postos de atendimento da Caixa Econômica Federal em todos os municípios brasileiros. Os recursos são investidos, especialmente, em alimentação, material escolar e uniforme e movimentam a economia local das regiões mais distantes.

Metade desse montante será destinada às famílias que residem na região Nordeste, principal beneficiada pelo programa de transferência de renda do Governo Federal que tem por objetivo combater a fome e a pobreza, além de contribuir para reduzir a desigualdade.    

A complementação de renda, com o pagamento do benefício, está aliada à exigência de acesso aos serviços de educação, saúde e assistência social. Frequência escolar abaixo dos índices exigidos, falta de acompanhamento de pré-natal e criança sem vacinar podem levar ao bloqueio e ao cancelamento do benefício. Para evitar a interrupção do pagamento, as famílias atendidas em todo o País devem garantir a freqüência a pelo menos 85% das aulas, no caso de alunos entre seis e 15 anos, e de 75% para adolescentes de 16 e 17 anos; manutenção da agenda de saúde em dia; e atualização cadastral permanente.

 Tanto os gestores do Bolsa Família nos municípios quanto os beneficiários devem ficar atentos a esses três itens para evitar perdas do benefício. O prazo para registro dos dados de saúde do primeiro semestre de 2010 termina no dia 30 de junho. Outras 1,1 milhão de famílias, que não renovaram as informações cadastrais nos últimos dois anos, precisam atualizar seus cadastros até 31 de outubro. A partir de novembro, o benefício será bloqueado. Para isso, basta que o beneficiário procure a gestão do  programa, em sua cidade, com todos os documentos.  

Toda família com renda mensal por integrante de até R$ 140,00 tem direito ao Bolsa Família. Quem ainda não recebe o benefício e se enquadra no critério deve identificar a gestão local na Prefeitura e solicitar inscrição no Cadastro Único. A relação de beneficiários fica disponível para consulta no endereço eletrônico do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome: www.mds.gov.br/bolsafamilia.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/130441/visualizar/