Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Terça - 25 de Maio de 2010 às 08:29

    Imprimir


A dengue recuou 42% no número de casos notificados em Cuiabá no primeiro quadrimestre de 2010 na comparação com o mesmo período do ano passado. Segundo a Saúde municipal (SMS), o município que sofreu com 5.800 casos notificados entre janeiro e abril de 2009 apresentou 3.381 casos desta vez. Três mortes já foram confirmadas como decorrentes da doença este ano na cidade. Outras duas estão sendo investigadas.

Os números da dengue apresentam redução em relação ao ano passado, mas o mapa de onde a doença mais ataca permanece. O mês de maio ainda não foi fechado, mas, segundo a SMS, o bairro mais crítico da cidade continua sendo o abandonado Pedra 90, seguido por Jardim Industriário, Nova Esperança e Santa Isabel.

Inicialmente, o prognóstico para 2010 era de que seria um ano com números ainda piores que os do ano anterior em relação à dengue. Especialistas já chegaram a afirmar que a proliferação da doença no ano passado seguiu um comportamento atípico em função de um aumento imprevisto no volume de chuvas e na distribuição delas ao longo do período. Entretanto, uma estiagem rigorosa pode fazer com que o cenário não corresponda exatamente às previsões pessimistas feitas para este ano.

Já a prefeitura aponta como determinante a intensificação no trabalho desenvolvido pela equipe de Vigilância em Saúde desde o início do ano. “Conseguimos dar agilidade e diminuir o tempo da informação. Com a apuração dos casos notificados, foi possível eliminar os criadouros e conter o avanço do mosquito”, destacou o diretor da Vigilância em Saúde e Ambiente (Divisa), Benedito Oscar.

Em resumo, Oscar explicou que, se antes eram gastos em média 15 dias para se ter o panorama real da situação da dengue nos bairros, agora a informação do local exato em que está o foco do mosquito Aedes aegypti é obtida em torno de 24h a 30h. Além disso, a prefeitura redefiniu os pontos estratégicos para inspeção e tratamento na cidade, comprometendo a proliferação do mosquito da dengue. Quatro equipes estão espalhadas pela cidade nas regionais Norte, Sul, Leste e Oeste. Os agentes de Saúde percorrem os bairros da cidade para orientar a população e realizar visita aos imóveis. Até a semana passada, mais de 315 mil imóveis haviam sido inspecionados por equipes da prefeitura.

Até o momento, segundo o último boletim epidemiológico, cinco pessoas foram notificadas por morte em decorrência da dengue em Cuiabá. Desses casos, três foram confirmados e os demais estão ainda sendo investigados. Os óbitos confirmados são de residentes dos bairros Jardim Vitória, Dom Aquino e CPA II. (RD)






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/130819/visualizar/