Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Sexta - 21 de Maio de 2010 às 15:41
Por: Mario Hugo Monken

    Imprimir


O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, anunciou na tarde desta sexta-feira (21) que o governo vai usar o estoque extra de 10 milhões de vacinas contra a gripe A (H1N1), popularmente conhecida como suína, e incluirá um novo segmento da população na campanha: a de crianças de dois anos até quatro anos (antes, apenas os bebês de seis meses a dois anos de idade estavam no grupo com direito a tomar a dose).

 

Essas crianças poderão se vacinar a partir desta segunda-feira (24). O prazo vai até o dia 2 de junho. Pessoas de outras faixas etárias que ainda não se vacinaram até esta sexta-feira, data oficial do fim da campanha, também poderão tomar a vacina durante esse período.  

O ministro afirmou que, com a imunização de crianças de dois anos a quatro anos, o público-alvo da campanha de vacinação deverá passar dos atuais 90 milhões para 100 milhões. Ele descartou, por enquanto, a inclusão de novos grupos na campanha. 

– Lógico que queremos vacinar todo mundo, mas nenhum país do mundo atingiu esse patamar 

Até esta quinta-feira (20), foram vacinadas 61.449.795 pessoas contra a gripe suína, o que atinge cerca de 70% do público-alvo estabelecido nos dois meses de campanha. Segundo Temporão, esse número representa 32% da população brasileira.

De acordo com ele, em alguns segmentos da população, a meta de 80% já foi atingida, como os doentes crônicos e idosos, indígenas, crianças de seis meses a dois anos e trabalhadores de saúde. O objetivo ainda não foi alcançado entre as gestantes, cujo percentual de cobertura era de 68%, adultos de 20 a 29 anos (77%) e de 30 a 39 anos (37%).

Para o governo, o maior desafio da campanha de vacinação é imunizar os adultos entre 20 e 29 anos, que, por se sentirem saudáveis e não terem muito o hábito de irem a postos de saúde, resistem mais. No entanto, segundo ele, essa faixa etária está aderindo e já está atingido quase a meta de 80% estipulada pelo ministério.

De acordo com o ministro, a campanha brasileira de vacinação contra a gripe suína atingiu patamares superiores à de alguns países, como os Estados Unidos, por exemplo, que só vacinou até agora 23% da população, e o México, que só atingiu 20%.

Segundo o ministro, cerca de 10,5 milhões já foram imunizados contra a gripe comum, o que representa 55% do público-alvo.

Questionado sobre os possíveis efeitos coletareis que a vacina tem provocado, Temporão afirmou que ainda não foi diagnosticado nenhum com gravidade.

- Algumas pessoas sentiram dores no braço mas não tivemos efeitos colaterais importantes. O importante é se proteger.





Fonte: do R7

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/131342/visualizar/