Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Sexta - 21 de Maio de 2010 às 07:35

    Imprimir


Estudo francês, recentemente publicado no European Journal of Clinical Nutrition, revela que pessoas que ingerem doses moderadas de álcool têm uma saúde melhor do que aquelas que bebem demais ou das que nunca colocam uma gota de álcool na boca. Apesar dos achados, a Organização Mundial da Saúde adverte para o fato de que 2,3 milhões de pessoas morrem por ano em decorrência do alcoolismo.

De acordo com o cardiologista Rafael Munerato, diretor técnico do Hospital Santa Paula, há pessoas que se beneficiam ao tomar uma taça de vinho diariamente. “Esse hábito pode contribuir para o aumento do nível do colesterol bom. Entretanto, não deve ser estimulado pela classe médica, já que o limite entre o saudável e o maléfico é muito tênue”.

Munerato alerta para o fato de que alguns problemas de saúde têm o risco aumentado entre os que ingerem álcool diariamente: “Pessoas diabéticas, hipertensas, ou com níveis altos de triglicérides podem ser altamente prejudicadas pelo consumo de bebidas alcoólicas”. É sempre indicado consultar um médico para saber se as suas condições permitem ou não a incorporação desse hábito.

No Brasil, o Ministério da Saúde alerta para um aumento de 18,3% no número de mortes por doenças relacionadas ao alcoolismo, entre 2000 e 2006. “Os jovens estão se deixando levar pelas bebidas alcoólicas cada vez mais cedo. A faixa etária dos 18 aos 34 anos é responsável por cerca de 10% do consumo abusivo de álcool – que envolve cerca de 3,5 milhões de pessoas”, diz o doutor João Geraldo Simões Houly.

Houly coordena a UTI do Hospital Santa Paula e explica que as consequências do abuso variam desde doenças no fígado e no pâncreas, como cirrose e pancreatite, até sérias complicações neuromotoras.  “É urgente que os jovens zelem mais pela própria saúde. Inclusive, quem leva uma vida desregrada tende a envelhecer precocemente”.

Fontes:

http://www.nature.com/ejcn/index.html

Dr. Rafael Munerato, cardiologista e diretor técnico do Hospital Santa Paula

Dr. João Geraldo Simões Houly, chefe da UTI do Hospital Santa Paula






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/131437/visualizar/