Repórter News - reporternews.com.br
Esportes
Quarta - 19 de Maio de 2010 às 16:58

    Imprimir


Wenlock e Mandeville foram revelados ao mundo nesta quarta-feira. As estranhas mascotes dos Jogos de Londres-2012 representam duas gotas de aço usadas na construção do Estádio Olímpico. Desenhadas com um cobertura metálica, um único grande olho e um sinalizador no topo da cabeça que remete aos tradicionais táxis ingleses, Wenlock e Mandeville lembram personagens futuristas criados pelo estúdio de animação Pixar.

Segundo os organizadores da Olimpíada inglesa, a inspiração para o desenho das mascotes foi a era digital e o alvo são as novas gerações. "As crianças não querem mais mascotes fofinhas. Querem algo com que interagir. Algo com uma boa história por trás", afirmou Sebastian Coe, presidente do comitê organizador.
 

Divulgação
novas mascotes de Londres-2012
Novo mascote de Londres-2012


Nos Jogos de Atlanta-1996, uma tentativa similar acabou naufragando. O personagem computadorizado Izzy, o primeiro mascote olímpico que não representava um animal, foi um fracasso de vendas. Uma pesquisa realizada na época constatou que 72% dos americanos nunca tinham visto a mascote dos Jogos.

Historicamente, mascotes inspiradas em animais fazem mais sucesso. O urso Misha é o mais lembrado de todos. Em Moscou-1980, ele encantou o mundo ao derramar uma lágrima na cerimônia de encerramento. O castor canadense Amik (Montreál-1976) e o cãozinho catalão Cobi (Barcelona-1992) também contaram com a simpatia do público.

Há um ano, o mascote do Mundial de atletismo de Berlim roubou a cena no evento. O urso Berlino posou para fotos junto aos campeões, subiu no pódio e brincou com a torcida. Virou praticamente o "melhor amigo" de Usain Bolt. Antes de disputar a final dos 200 m, o jamaicano, chegou a usar uma camiseta em homenagem à mascote, na qual estava escrito "Ich bin ein Berlino" (Eu sou um Berlino, em alemão). Resultado: os produtos relacionados ao urso esgotaram-se rapidamente.

Em Londres, há o temor de que Wenlock e Mandeville não sejam bem recebidos pelo público, assim como ocorreu com o logo dos Jogos. Há três anos, quando foi revelado, o logo foi alvo de duras críticas.

Os nomes foram inspirados em locais da Inglaterra nas quais foram lançadas as base dos movimentos olímpico e paraolímpico. Wenlock era sede dos Jogos de Wenlock, que foram uma das inspirações para o fundador das Olimpíadas da era moderna, o Barão Pierre de Coubertin. Já o nome da outra mascote é uma referência a Stoke Mandeville, o berço do esporte paraolímpico.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/131679/visualizar/