Repórter News - reporternews.com.br
Ciência/Pesquisa
Quarta - 19 de Maio de 2010 às 06:33
Por: Thaís Raeli

    Imprimir


A mostra fotográfica “Cores e Sensações”, sobre Chapada dosGuimarães, está acontecendo desde abril de 2010 e conta com o apoio da UnisatEducacional. No mês de maio a exposição pode ser vista em Cuiabá na  Galeria deArte da Secretaria de Estado a até o dia 30. As imagens refletem os olhares detrês fotógrafos, Chico Venâncio, Eduardo Ikeda e José Medeiros sobre a cidade.
 
Simultaneamente, a exposição continua em circulação em Portugal, onde será exibida em diversas cidades nos próximos meses. No iníciode junho, está já confirmada a sua apresentação em Carreço, na região de Vianado Castelo, integrada na programação do 1º Festival de Montedor (FM), quedecorre sob o tema genérico "Gentes, Culturas, Comunidades".
 
Em Portugal, a divulgação das imagens que refletem asbelezas de Chapada está sob responsabilidade da Associação Etnia, presidida porMário Alves, que entre tantos trabalhos realiza o “Circuito Cultural Lusófono”,um intercâmbio cultural entre os países de língua portuguesa.
 
Em Portugal a inauguração da exposição de fotos  aconteceuem 7 de abril passado no Palácio Cabral, em Lisboa. Teve a presença dosecretário adjunto de Indústria e Comércio, Manuel Gomes, do superintendente doSebrae-MT, José Guilerme Barbosa Ribeiro, do presidente da AssociaçãoEtnia-Portugal, Mário Alves e além do secretário de Cultura do Estado,Oscemário Daltro;
 
Também estiveram presentes eleitos das Juntas de Freguesiade Santa Catarina e de Santos-o-Velho (áreas históricas do centro de Lisboa) eainda representantes da embaixada brasileira e do secretariado executivo daComunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), produtores culturais eartistas de  quatro países africanos (Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé ePríncipe e Angola), dirigentes da Casa da América Latina e da União das CidadesCapitais de Língua Portuguesa (Uccla), entre outros.
 
A exposição de artes visuais foi divulgada amplamente emreuniões nas cidades de Évora, Porto, Régua, Rio Maior e Paços de Ferreira. Natarde de terça-feira, 13 de abril, foi apresentada em Lisboa, na FundaçãoCalouste Gulbenkian para a diretora Luísa Valle e para o gestor de projetosHugo Seabra. Cores e Sensações também chegou no Ministério da Cultura dePortugal, concretamente através de encontros com secretário de Estado deCultura Elisío Summavielle e a secretária adjunta Ana Madureira, ainda na tardede terça. A mostra foi contemplada no edital do Projeto de Apoio à Cultura(Proac) e sob a coordenação da jornalista Thaís Raeli.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/131766/visualizar/