Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Terça - 18 de Maio de 2010 às 09:19

    Imprimir


Quatro áreas de desmatamento irregular foram localizadas na região médio norte de Mato Grosso no último final de semana. Fiscais da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, com apoio da Polícia Militar Ambiental, começaram operação contra desmatamentos irregulares no dia 14 deste mês. As áreas foram localizadas em Boa Esperança do Norte (755 hectares), Santa Rita do Trivelato (400 hectares) e dois em Nova Ubiratã (180 e 350 hectares).

Os fiscais trabalham em pontos de desmatamento apontados pelo Sistema de Alertas de Desmatamentos (SAD), do Imazon, e pelo Sistema de Detecção de Desmatamentos em Tempo Real (Deter), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), divulgados em seus últimos boletins.

Os proprietários foram autuados e as áreas serão embargadas, com base na legislação ambiental, segundo o coordenador de Fiscalização de Florestas e Unidades de Conservação, Eduardo Rodrigues. O Decreto Federal 6.514 determina o embargo de todos os desmatamentos feitos a partir do ano de 2008.

“Nossa grande preocupação é que todas essas áreas desmatadas acabem virando áreas de queimadas”, frisou Rodrigues. Segundo o analista de Meio Ambiente Fernando Luiz Mews, que integra a equipe de Fiscalização em campo, o que tem sido verificado na região médio norte é a pressão exercida para a expansão da fronteira agrícola para a abertura de novas áreas. “Geralmente, no primeiro ano posterior ao desmate é plantado arroz e, nos anos subseqüentes, a soja”, afirmou. (Com assessoria)






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/131895/visualizar/