Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Domingo - 09 de Maio de 2010 às 01:56

    Imprimir


O coordenador de Fiscalização de Florestas e Unidades de Conservação da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), Eduardo Rodrigues informou que, somente este mês, as equipes de fiscalização já verificaram 95 dos 310 pontos de desmatamento apontados pelo Sistema de Alertas de Desmatamentos (SAD), do Imazon, e o Sistema de Detecção de Desmatamentos em Tempo Real (Deter), do Inpe, divulgados em seus últimos boletins.

Esses pontos, detectados pelos satélites, correspondem a 39.750 hectares de áreas desmatadas. Nos pontos já verificados pelos fiscais da Sema foram confirmados 16.092 hectares de áreas devastadas.

Sete equipes da Superintendência de Fiscalização estão se revezando nas operações em campo, que contam também com a participação de homens do Núcleo Ambiental da Polícia Militar e o apoio do helicóptero do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp).

Desde o início da greve dos servidores do Ibama em Mato Grosso, as operações de Fiscalização da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) vem intensificando as ações em todo o Estado. Nesta semana, novas operações serão realizadas na região Norte de Mato Grosso.

SORRISO – As equipes da Sema do distrito de Boa Esperança do Norte, no município de Sorriso (420 quilômetros da Capital), localizaram e autuaram esta semana o proprietário de uma área responsável por um desmatamento de 888 hectares.

O coordenador Eduardo Rodrigues explicou que esta foi uma das áreas apontadas nos últimos levantamentos sobre o desmate no Estado. “Ao percorrer a região do distrito de Boa Esperança do Norte, os fiscais detectaram o desmatamento a corte raso da floresta e demais formações nativas, num total de 888 hectares de degradação ambiental numa mesma propriedade, sem autorização de órgão ambiental competente”. O proprietário foi autuado em R$ 888 mil. (Com assessoria)






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/133232/visualizar/