Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Quinta - 06 de Maio de 2010 às 19:48

    Imprimir


Reuters
Em artigo na Nature, pesquisadores descrevem gene que estimula a produção de linfócitos T e torna algumas pessoas imunes
Em artigo na Nature, pesquisadores descrevem gene que estimula a produção de linfócitos T e torna algumas pessoas imunes
Um estudo divulgado nesta quinta-feira (6) na revista Nature revela que um gene específico presente em pessoas expostas ao vírus HIV, que não desenvolvem a Aids, pode conferir imunidade à doença, mas deixá-las mais suscetíveis às doenças autoimunes.

Na década de 1990, pesquisadores mostraram que, entre aqueles que são naturalmente imunes ao HIV – que representam um em cada 200 infectados –, uma grande parte carregava o gene específico, denominado HLA B57.

O esutdo, liderado pelos professores Arup Chakraborty, do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, e Bruce Walker, do Instituto Médico Howard Hughes, descobriu que a presença do HLA B57 faz com que o organismo produza mais linfócitos T – glóbulos brancos que atuam na proteção contra infecções.

Pessoas com o gene têm um número maior de linfócitos T, que se grudam fortemente com mais pedaços do HIV do que aqueles que não têm o gene. Isso aumenta as chances de os linfócitos reconhecerem células que expressam as proteínas do vírus, incluindo versões mutantes que surgiram durante a infecção.

Esse efeito contribui para controlar de forma mais efetiva a infecção pelo HIV (e por qualquer outro tipo de vírus que evolua rapidamente), mas também torna as pessoas mais suscetíveis a doenças autoimunes, nas quais os linfócitos T atacam as próprias células do organismo.

Segundo Walker, a descoberta poderá ajudar pesquisadores a desenvolver vacinas que provoquem a mesma resposta ao HIV que ocorre naqueles que têm o gene HLA B57.

 

- O HIV está se revelando lentamente. Essa descoberta representa outro ponto em nosso favor na luta contra o vírus, mas ainda temos um caminho muito longo pela frente.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/133574/visualizar/