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Economia
Terça - 04 de Maio de 2010 às 13:17
Por: Cássia Helena

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A TIM encerrou o primeiro trimestre de 2010 com expressiva evolução em todos os indicadores operacionais e financeiros, consolidando a recuperação iniciada há um ano, quando foi anunciado o relançamento da companhia. O resultado é fruto de uma série de ações baseadas na retomada da inovação, característica que sempre foi fortemente associada à imagem da TIM, e da qualidade, preocupação número um da empresa.

“O primeiro trimestre de 2010 representa para nós uma meta importante, o balanço de um ano de atividade. Estamos muito satisfeitos em afirmar que agora temos uma Companhia melhor, com mais qualidade, inovação, produtividade das redes de vendas e eficiência, o que gerou, por tudo isso, crescimento de receita e margem”, destaca Luca Luciani, presidente da TIM. “A nossa estratégia focada até agora na componente voz, com Liberty e Infinity, gerou um crescimento da receita líquida de serviço de voz sainte de 12%. A nossa base de clientes Infinty Pré-pago chegou a 22 milhões de clientes em menos de um ano; Liberty e Infinity Pós-pago se destacam por atingir mais de 1 milhão de clientes em poucos meses após os lançamentos. Para suportar este crescimento e preparar-se para oferecer serviços 3G de forma massiva, investimos no primeiro trimestre de 2010 R$ 576 milhões, três vezes mais do que o mesmo período do ano passado. Tudo isso cumprindo nossos compromissos com a qualidade dos serviços, atestado pelo atingimento de 100% das metas de rede da Anatel, e com o desenvolvimento do setor ”, afirma.

A receita líquida de serviços no 1º trimestre ficou em R$ 3,1 bilhões, crescimento de 5,4% ano-a-ano, basicamente em função do forte crescimento da receita de voz sainte (12% ano-a-ano). No período, o EBITDA somou R$ 810 milhões, crescimento de 31% em relação a 2009, com uma margem de 24,8%. O lucro líquido da TIM totalizou R$ 30 milhões, ante um prejuízo de R$ 165 milhões do primeiro trimestre de 2009. O período também foi marcado por um vigoroso crescimento comercial da empresa, que atingiu 42,4 milhões de linhas (1,3 milhão a mais que em 2009). A Receita Média por Usuário (ARPU) alcançou R$ 24 no móvel.

Os planos Infinity continuam sendo destaque e já ultrapassam a marca de 23 milhões de clientes. Inovador, o Infinity trouxe para o mercado o conceito de tarifação por chamada, muito mais vantajosa para os clientes quando comparada com a tradicional tarifação por minuto, já que permite falar mais e pagar menos. No primeiro trimestre de 2010, o resultado foi um crescimento na taxa de MOU (minutos por usuário) de 42% em relação ao mesmo período do ano anterior, chegando a 100 minutos em março.

Também os planos Liberty, que permitem que clientes pós-pagos falem entre si de forma ilimitada, consolidaram sua posição no mercado. Junto com o novo plano, a TIM introduziu o conceito do TIM Chip Avulso, que possibilita ao usuário contratar o plano de serviços sem fidelização, recebendo um desconto em conta por até 18 meses, equivalente ao valor do subsídio a que teria direito. No primeiro trimestre, aproximadamente 60% das vendas de planos pós-pagos foram nesta modalidade.

“Nossa rede comercial, depois de alguns ajustes, teve um papel fundamental no sucesso do plano estratégico que traçamos. Há que se destacar o crescimento de produtividade de todos os canais nos últimos 12 meses, quando dobramos a média de vendas de linhas pós-pagas por ponto-de-vendas, por exemplo”, diz Luca Luciani, presidente da TIM.

As melhorias operacionais registradas no período foram suportadas por pesados investimentos na infraestrutura de rede, alinhados com a busca contínua por qualidade. Somente no 1º trimestre deste ano, foram investidos R$ 576 milhões, grande parte na expansão de capacidade 2G e no aumento da capilaridade da rede 3G – quase o triplo em relação a igual período de 2009.

O maior controle de custos, redução de subsídios e interconexão, bem como a melhoria nos mecanismos de crédito e cobrança, contribuíram para o crescimento no EBITDA (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização), que atingiu o montante de R$ 810 milhões, crescimento de 31% comparado ao mesmo trimestre de 2009. O EBITDA da operação móvel cresceu 32% e atingiu 25,8% de margem EBITDA, comparado com 20,1% do 1º trimestre do 2009.

Intelig: um novo relançamento

A recente incorporação da Intelig faz do grupo TIM uma empresa convergente e com um portifólio de serviços e capacidade de rede ainda mais amplos. O trabalho de integração desenvolvido ao longo dos últimos meses irá permitir a aceleração da expansão da rede 3G da TIM e a abordagem de novos mercados de voz e dados, tanto residencial quanto corporativo. Prova disso foi o lançamento, em março, da primeira oferta de internet banda larga por meio da rede elétrica do País, o InteligCombo, disponível inicialmente em São Paulo.

Neste 1º trimestre de 2010, diversas ações foram realizadas para que a Intelig e a TIM passassem a atuar como uma empresa só, como a integração das forças de vendas e técnicas para garantir agilidade no desenvolvimento de serviços fixos e convergentes para os mercados residencial e corporativo. Mais recentemente, foi iniciada a campanha nacional de mídia “Intelig agora é TIM”, estrelada pelo ator Selton Mello e que propõe uma mudança de hábito do consumidor na hora de utilizar o código de longa distância, apresentando o 23 como uma opção vantajosa. Vale ressaltar que a receita líquida de serviços da companhia (primeiro trimestre de 2010 contra o mesmo período de 2009) aumentou 14%.

Caminho futuro

“Consolidado o relançamento da companhia, tendo como base os resultados consistentes dos últimos trimestres, é hora de a TIM retomar o caminho do crescimento e da criação de valor”, afirma Luca Luciani, presidente da TIM. Para colocar essa visão em prática, a empresa identificou cinco tarefas que nortearão o desenvolvimento estratégico de 2010: aproveitar as oportunidades de crescimento nos mercados de voz, dados móvel e serviços convergentes, construir uma rede cada vez mais sólida e intensificar o trabalho de busca de eficiência operacional e financeira. Cumpridas essas tarefas, a TIM espera fechar 2010 com uma margem EBITDA superior a 25% e um crescimento na receita líquida de serviços superior a 5%.

Sobre a TIM

No Brasil desde 1998, a TIM foi a primeira operadora móvel a estar presente em todos os estados do País. Trabalhando com foco no consumidor e buscando atender da melhor forma as demandas do mercado, a empresa viu sua base de clientes saltar de 36,1 milhões para 42,4 milhões de clientes no período de março de 2009 a março de 2010, o que representa um crescimento de mais de 17,3% que pode ser atribuído à sua estratégia de reposicionamento da marca. A melhoria no desempenho é reflexo da preocupação com o usuário e do lançamento de produtos e serviços inovadores e sob medida, como os planos Infinity e Liberty.

A TIM também investe em seu compromisso com a sociedade: incluída na carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), da BM&F BOVESPA, a empresa mantém ações de coleta e encaminhamento para reciclagem de aparelhos, pilhas, baterias e acessórios, comercializa aparelhos de baixo impacto ambiental, dentre outras iniciativas.






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