Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Terça - 04 de Maio de 2010 às 12:06

    Imprimir


 

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou nesta terça-feira que o Brasil está pronto para taxas maiores de crescimento econômico, mas descartou uma meta para isso.

"O Brasil está preparado para um crescimento maior. O Brasil já mostrou que pode crescer mais de 5% de forma sustentável, mantendo as contas públicas sob controle e mantendo a inflação sob controle", afirmou.

Questionado sobre se o governo poderia adotar uma meta de crescimento, ele respondeu que é muito difícil acertar essa questão. Em relação à taxa de câmbio, ele disse que ela está estabilizada e previu uma volatilidade menor.

"Você tem uma volatilidade menor do câmbio brasileiro desde que nós tomamos a medida (de imposição de alíquota de 2%) do IOF. Acredito que nós vamos manter uma volatilidade menor do câmbio", disse.

Déficit
O ministro estimou que as transações correntes do País terão déficit de 2,2% a 2,3% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2010.

Durante seminário em comemoração dos 10 anos da Lei de Responsabilidade Fiscal, ele afirmou ainda que "o crescimento econômico é a melhor maneira de melhorar as contas públicas porque você aumenta a arrecadação (de impostos e tributos) sem prejudicar a economia".

Mas o ministro reforçou que o governo tem como objetivo alcançar superávti primário de 3,3% em 2010 e destacou que "o grande desafio é conseguir superávit nominal", o que ele calcula que será alcançado "em breve."

De acordo com Mantega, na contramão dos países desenvolvidos, o Brasil continuará reduzindo sua dívida pública neste período de recuperação econômica. Mantega, contudo, avaliou que juros muito altos têm impacto sobre o déficit fiscal.





Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/133926/visualizar/