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Economia
Terça - 04 de Maio de 2010 às 08:17
Por: Cleide Silva

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No primeiro mês sem a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), benefício concedido durante mais de um ano, as vendas de veículos novos caíram 21,4% em relação a março - que teve resultado mensal recorde -, mas foram 18,5% superiores aos volumes de igual período de 2009. Também foi o melhor abril da história.

 

Incluindo caminhões e ônibus, foram licenciados 277.882 veículos no mês passado. O recorde anterior para um mês de abril havia sido o de 2008, com 261.246 unidades. No acumulado dos quatro primeiros meses do ano, as vendas somam 1,066 milhão de unidades, 18% a mais em relação a 2009 e também recorde para o período. Até então, o melhor quadrimestre era o de 2008, com 909,2 mil veículos.

No mês passado, as montadoras mantiveram preços sem o repasse do IPI, pois tinham elevados estoques. O aumento para um modelo popular varia de 3% a 4,3%. Além disso, muitos consumidores que compraram carro no fim de março fizeram o licenciamento algumas semanas depois, portanto o registro só foi contabilizado em abril. Para maio, as montadoras trabalham com recuo maior nos negócios.

Em março, diante do anúncio da volta integral da alíquota de IPI, muitos consumidores anteciparam as compras e as vendas atingiram 353.796 unidades, um aumento de 60% ante fevereiro e o maior volume mensal registrado pelas montadoras em um único mês. Março também teve três dias úteis a mais que abril.

Com a acomodação do mercado a partir deste mês, a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) prevê chegar ao fim do ano com aumento de 8,2% nas vendas em relação a 2009, ou 3,4 milhões de veículos.

Juro mais alto. O presidente da Anfavea, Cledorvino Belini, acredita que o aumento da taxa básica de juros (Selic) de 0,75 ponto porcentual anunciado na semana passada não deverá afetar as vendas de veículos, que têm no crédito seu maior suporte. Segundo ele, o reflexo do aumento na prestação de um automóvel será "menor que o preço de uma pizza."

Levando-se em conta apenas o segmento de automóveis e comerciais leves, as vendas em abril somaram 262,2 mil unidades, 22,3% menor que março, mas 16,8% acima de abril de 2009. No quadrimestre, os negócios somam 1,012 milhão de unidades, também 16,8% maior que o resultado de 12 meses atrás.

Nesse segmento, a Fiat mantém a liderança nas vendas, com 22,3% de participação. Volkswagen e General Motors estão empatadas com 20,4% - a diferença é de apenas 455 unidades para a marca alemã, que desde o início do ano estava na terceira posição. Na sequência estão Ford (10,8%), Renault (4,6%), Honda (4%), Hyundai (3,4%), Toyota (3%), Peugeot (2,7%) e Citroën (2,4%). As demais marcas têm 6% do mercado.






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