Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sexta - 30 de Abril de 2010 às 16:48
Por: Thalita Bruno

    Imprimir


O Fundo de Desenvolvimento Industrial e Comercial (Fundeic) mudou a economia de muitos municípios mato-grossenses. Alto Taquari e Colíder estão no topo desta lista. Estes municípios pleitearam em média 25 financiamentos cada um no ano passado. Muitos empresários ampliaram seus investimentos dando mais estrutura para a cidade e, consequentemente, oferecendo melhores serviços para a população. De 2003 até abril de 2010, o Fundeic atendeu 380 empresas, com cerca de R$ 28 milhões. Isso gerou 2.660 empregos diretos.

Sendo fundamentado pela Lei 8.928 de 22 de julho de 2008, a linha de financiamento para comércio, indústria ou turismo existe desde 1985, quando ainda era chamada de Fundo de Desenvolvimento Industrial (Fundei). Em 1999 essa linha se instalou na Secretaria de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme), e passou a se chamar Fundo de Desenvolvimento Industrial e Comercial (Fundeic).

Esta linha de financiamento tem por objetivo proporcionar recursos de financiamentos para micros e pequenas empresas, buscar e acelerar o desenvolvimento econômico do Estado. O Fundo ainda estimula a produtividade das empresas, incentiva a implantação e modernização das indústrias, comércios e dos serviços do setor de turismo.

Para que uma empresa possa se beneficiar com o financiamento, é preciso montar uma carta consulta e informar qual o tipo de empresa, o valor necessário para investir e a região do Estado que a empresa será instalada. Em seguida, o empresário deverá oferecer um imóvel como garantia de pagamento. Além disso, também são necessários vários documentos como por exemplo, a escritura do imóvel.

As taxas de juros ao ano, atualmente estão sendo de 6.10%, porém se a empresa estiver em dias com os pagamentos, um bônus de 25% sobre o juros é debitado e esse juros cai para 4.57%.

O prazo de carência para cada empresa aceita no Fundeic é de 24 meses, depois disso são 60 meses de amortização. Lembrando ainda, que esta linha de créditos atende somente empresas do Estado de Mato Grosso.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/134316/visualizar/