Simpósio debate crise no Judiciário de MT
A OAB seccional de Mato Grosso realiza hoje, às 14h, o simpósio “Novos Rumos para o Poder Judiciário”. O evento, que centra foco na crise instalada no Poder Judiciário de Mato Grosso, conta com a parceria do Tribunal de Justiça (TJ). O evento contará com a participação do presidente do Poder Judiciário, desembargador José Silvério Gomes, além de representantes da Defensoria Pública, Ministério Público e Procuradoria Geral do Estado.
O evento também debaterá questões como ética e ainda a falta de estrutura nas comarcas do interior. Para colaborar no processo de melhoria do sistema judiciário, o simpósio contará com a participação de membros do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), como o conselheiro Jorge Hélio, além do representante do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), Almino Afonso.
Conforme a assessoria, o evento conta com o apoio de entidades que atuam no âmbito da Justiça. O procurador-geral do Estado, Dorgival Veras de Carvalho, disse que a procuradoria de Mato Grosso “tem todo o interesse em ser parceiro nesse projeto”.
Para o procurador-geral de justiça, Marcelo Ferra, esse é o momento das “instituições operadoras do Direito discutirem juntas uma solução para a crise em Mato Grosso. Presidente da OAB, Cláudio Stábile lembrou que a Ordem respalda as investigações realizadas no Tribunal de Justiça pelo CNJ e pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ). Ele também acrescentou, conforme a assessoria, que acredita que a grande maioria dos magistrados do Estado “compartilha desse pensamento, porque, assim como a sociedade e a OAB, eles também anseiam por um Poder Judiciário fortalecido, transparente e eficaz”. A investigação a cargo do CNJ resultou na aposentadoria compulsória de três desembargadores e sete juízes do Estado.
Comentários