Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Segunda - 26 de Abril de 2010 às 02:49

    Imprimir


Cerca de 30% da população brasileira sofre com hipertensão arterial, na terceira idade, esse índice ultrapassa os 50%
Cerca de 30% da população brasileira sofre com hipertensão arterial, na terceira idade, esse índice ultrapassa os 50%

Segundo a última estimativa de 2004 do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), aproximadamente 25% da população acima de 40 anos tem pressão arterial elevada, o que representa um total de 17 milhões de portadores. No Brasil, as doenças cardiovasculares são responsáveis por 33% dos óbitos com causas conhecidas. A doença atinge 30% da população brasileira, chegando a mais de 50% na terceira idade e está presente em 5% das crianças e adolescentes, é responsável por 40% dos infartos, 80% dos acidentes vascular cerebral (AVC) e 25% dos casos de insuficiência renal termina.

A hipertensão arterial ou pressão alta é a elevação persistente dos níveis da pressão arterial a valores iguais ou maiores que 14 por 9, e pode afetar diversos órgãos do corpo humano como cérebro, rins, olhos e principalmente o coração. "É uma das causas de redução da qualidade e expectativa de vida e o principal fator de risco para infartos, insuficiência cardíaca, insuficiência renal, derrames (acidente vascular cerebral - AVC), alterações na visão, entre outros. Estão propícias pessoas que tenham histórico familiar, excesso de peso, d iabéticos, quem não tem hábitos saudáveis, indivíduos com facilidade de irritabilidade e stress", explica o presidente da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC), Dr. Gustavo Gusso.

Uma Campanha do Ministério da Saúde cujo tema principal é Prevenir a Hipertensão é uma Escolha. Só depende de Você, está sendo veiculada mostrando a importância de hábitos saudáveis para a prevenção da hipertensão, além de informações sobre o que é a doença, quais os sintomas e a melhor forma de tratamento.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/134942/visualizar/