Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Quinta - 15 de Abril de 2010 às 16:51

    Imprimir


Getty Images
Entre as mulheres pesquisadas, 37% tingiam os cabelos
Entre as mulheres pesquisadas, 37% tingiam os cabelos
A cirrose primária biliar (PBC, na sigla em inglês), forma inicial da doença do fígado, pode ser influenciada pelo tabagismo ou por um simples tingimento de cabelo, segundo pesquisa divulgada na Live Science.

 

A doença autoimune e do tipo progressiva, que provoca entupimento nos dutos de bile, inflamação, danos no tecido e cirrose irreversível, pode ser causada por fatores ambientais e pelo estilo de vida.

A pesquisa envolveu mais de cinco mil pessoas no Reino Unido, divididas por sexo e idade. A todos foram enviados questionários sobre riscos genéticos e ambientais associados à PBC.

Dos pacientes analisados na pesquisa, 63% fumavam ou fumaram em alguma época da vida. Entre as mulheres pesquisadas, 37% tingiam os cabelos.

O problema é que os cientistas ainda não descobriram qual é o componente da tinta de cabelo que causa a doença. Pesquisas anteriores mostraram que um ácido contido em tintas de cabelo e em esmaltes para unhas poderia estar relacionado ao surgimento da doença.

A pesquisa apontou ainda que, entre os voluntários, poucos bebiam álcool regularmente, indicando que a bebida pode não ser um fator determinante para o desenvolvimento da PBC.





Fonte: Do R7

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/136051/visualizar/