Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Quinta - 15 de Abril de 2010 às 11:28
Por: Lucélia Andrade

    Imprimir


Idosos maiores de 60 anos (saudáveis), serão vacinados contra a gripe comum no próximo dia 24, em Tangará da Serra. A ação, acontece no mesmo dia, em que será realizado o ´Dia D´, da campanha contra a gripe H1N1.

A Secretaria Municipal de Saúde, ainda não tem disponível uma meta de vacinação para o dia, mas adianta que a ideia é que pelo menos cinco mil deles sejam vacinados, assim como foi no ano passado. Já os idosos maiores de 60 anos e portadores de doenças crônicas, receberão no mesmo dia, duas doses de vacina, sendo uma contra gripe A e a outra da gripe comum. A informação, é da coordenadora da Vigilância Epidemiológica do Município, Loidjane Lopes Marques. De acordo com ela, a meta  de vacinação contra a gripe H1N1, para os idosos portadores de doenças crônicas, é de 1.149. No dia 24, todas as Unidades de Saúde da Família (USF´s), estarão abertas das 8h às 16h. Os idosos devem comparecer com o cartão de vacinação, e o documento de identidade.

A Saúde lembra ainda que no bairro Jardim dos Ipês e Jardim Shangri-lá, a vacinação acontecerá na Fonte de Luz e atrás da escola Manoel Marinheiro, respectivamente, em razão de reformas que estão ocorrendo no local. A campanha de vacinação dos idosos, contra a gripe comum, estende até o dia 7 de maio. 

IMPORTÂNCIA - Para os idosos a vacina é uma das melhores formas de se prevenir a gripe que é caracterizada uma doença infecciosa do sistema respiratório, causada por um vírus e altamente contagioso, podendo apresentar desde uma forma leve e de curta duração, até formas clinicamente graves e complicadas. A influenza ou gripe, rapidamente se dissemina, sendo responsável por elevada morbimortalidade em grupos de maior vulnerabilidade.  O vírus é transmitido por aerossol ou gotículas contaminadas originadas por indivíduos infectados durante a fala, espirro ou tosse.  A gripe se manifesta através de febre, calafrios, dor muscular, dor de cabeça, mal estar, que predomina nos primeiros três a quatro dias. Pode ocorrer também dor de garganta, tosse seca, coriza e congestão nasal.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/136095/visualizar/