Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quarta - 14 de Abril de 2010 às 21:40

    Imprimir


Com a queda nos preços do álcool, e a consequente expectativa de aumento do consumo do combustível renovável, a Petrobras planeja deixar de importar gasolina a partir de maio, informou nesta quarta-feira o diretor de Abastecimento e Refino, Paulo Roberto Costa.

Isso deve contribuir para que a balança comercial da estatal feche 2010 em patamar positivo, repetindo o desempenho do ano passado, quando houve saldo de US$ 2,8 bilhões.

Ele explicou que o consumo de gasolina disparou no início deste ano, devido a forte subida do preço do litro do álcool. Em fevereiro, houve alta de 32% na demanda pelo combustível, na comparação com igual período em 2009; em março, o incremento foi de 20%.

Para suprir a maior demanda do mercado, agravada com a redução da mistura de álcool à gasolina, a Petrobras ampliou substancialmente a importação do derivado do petróleo. Em janeiro, a balança comercial da companhia fechou deficitária, mas segundo Costa, houve recuperação em seguida, e o número relativo ao primeiro trimestre deverá ser positivo.

"Os dados serão fechados amanhã", comentou, depois de participar do seminário Oil & Gas Outlook, no Rio de Janeiro.

Sobre o mercado de combustíveis, Costa estimou que o consumo crescerá 5% ao longo de 2010. Acrescentou que a demanda no início do ano vem surpreendendo, e reflete a recuperação da economia após a crise.

No primeiro trimestre, o consumo de diesel aumentou 6% em relação a período de tempo semelhante no ano passado. De acordo com o diretor, o início da safra, em março, vai elevar ainda mais a demanda pelo combustível. Outro dado destacado pelo diretor foi a expansão de 8%, na mesma comparação, do consumo de QAV (querosene de aviação).






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/136181/visualizar/