Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Terça - 13 de Abril de 2010 às 11:02

    Imprimir


O que para alguns céticos parecia ser um sonho está se tornando realidade e provocando a transformação na vida de algumas dezenas de pessoas, na sua grande maioria mulheres que se quer vislumbravam conquistar o mercado de trabalho. Um grupo de 21 mulheres, ex-donas de casa e jovens, estão eufóricas com a expectativa que se abriu em suas vidas, após terem obtido conhecimento na área de costura industrial, através do Projeto Japuíra, tocado numa parceria entre a prefeitura municipal de Nortelândia e o Instituto Matogrossense do Algodão (IMA). O projeto teve inicio no passado, e hoje representa, principalmente para as pessoas envolvidas, um novo caminho a ser perseguido pelo fato de ter tornado-as economicamente ativas, fazendo com que possam incrementar a renda familiar.

Guardiane Soares Barros, 34, nunca havia manipulado uma máquina de costura e hoje pela primeira vez está costurando. A nova profissão lhe encheu de esperança, devolvendo-lhe a auto estima e a perspectiva de um futuro melhor. “Estou muito empolgada com o projeto, por que ele esta trazendo benefícios para todas nós, vou poder ajudar nas despesas de casa e é um aprendizado que está somando muito na minha vida pessoal, estou muito feliz” disse emocionada. Guardiane Barros revelou que seu sonho era aprender a costurar e que só agora está tendo esta oportunidade, graças ao projeto desenvolvido pela atual administração.

Outra entusiasmada é Marli da Silva Miranda, 42, para quem a iniciativa está transformando a vida de várias mulheres e consequentemente de suas famílias, oportunizando uma nova profissão, bem como a possibilidade de melhorar o rendimento da casa. “É um sonho que estamos podendo realizar, estou muito alegre, um novo mundo se abriu na minha frente” sintetizou Marli Miranda.

Maria Oliveira Silva, 44, disse que nunca havia trabalhado fora de casa, por que não encontrava oportunidade, e que hoje está conseguindo seu primeiro emprego. “A minha esperança de vencer aumentou, tenho certeza de que este grupo ainda terá muito que comemorar” frisou ela.

As mulheres hoje contam com o apoio da Coopermisa, uma cooperativa criada pela atual gestão que será responsável por dar suporte aos projetos de desenvolvimento econômico tanto na Zona Rural, como na área Urbana da cidade, se transformando na ponte entre o mercado e as mulheres.

Neste momento, o grupo de costureiras estão trabalhando na confecção de 2 mil calças e bermudas, atendendo um pedido da Indústria de Confecções Novo Milênio, da cidade de Nova Trento, no Estado de Santa Catarina. Esta é a primeira encomenda remunerada pós curso de aprendizagem ministrado pelo IMA.

O prefeito municipal, Neurilan Fraga, também demonstrou entusiasmo com a encomenda feita pela empresa, e disse acreditar que este é apenas um começo de um novo tempo em Nortelândia. Ele salientou que gerar emprego não é fácil, principalmente no momento de crise vivido pelas empresas, que diminuíram seus investimentos, comprometendo os projetos de geração de emprego e renda existentes no país. “Desde o inicio do mandato, estamos trabalhando várias frentes, encontramos algumas barreiras, mas não desistimos e os resultados já começam a aparecer, não tenho dúvidas de que ainda teremos muito que comemorar” destacou ele. Para o prefeito, os pequenos projetos são o inicio de um grande programa, chamado GERAR, que colocará a cidade no eixo do desenvolvimento econômico e social.

A Novo Milênio Indústria e Comercio de Confecções, pretende ainda este ano abrir um pólo de confecção na cidade de Rondonópolis, o que para a administração municipal, irá impulsionar os serviços em Nortelândia, aumentando o número de pessoas beneficiadas.





Fonte: ASCOM

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/136410/visualizar/