Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Segunda - 12 de Abril de 2010 às 17:51
Por: Cida Capelassi

    Imprimir


Edson Rodrigues/Secom-MT
A Saúde do Estado tem plano de ação para atender os municípios pólos de saúde e sua abrangência
A Saúde do Estado tem plano de ação para atender os municípios pólos de saúde e sua abrangência

O secretário de Estado de Saúde Kamil Fares adota como uma das estratégias de trabalho visitas às unidades de Saúde do Estado, localizadas no interior, bem como Escritórios Regionais e municípios que são referências em Saúde.

O município de Barra do Garças foi o primeiro a ser visitado pelo secretário neste fim de semana onde manteve reuniões técnicas com os funcionários do Escritório Regional, Secretaria Municipal de Saúde e Prefeitura Municipal, além de visitas técnicas aos Programas de Saúde da Família (PSFs).

Segundo o Secretário, Barra do Garças foi o primeiro município escolhido devido a necessidade de ajustar o relacionamento do Estado com o município, casado com a necessidade de desencadear ações que necessitam da cooperação técnica entre as partes. “Nestas reuniões sentimos a necessidade de estabelecer novas parcerias e resolver os problemas mais emergenciais do município que dispensam atenção do Estado. Conhecendo a realidade da região vamos traçar um plano estratégico no fortalecimento da política de interiorização do Estado, para a região do Araguaia. A nossa intenção é descentralizar as ações de saúde e fortalecer os Escritórios Regionais afim de que eles possam melhor assessorar os municípios nos serviços ofertados pelo Estado”, disse o secretário.

O secretário Kamil Fares, em reunião com o prefeito de Barra do Garças, Vanderlei Farias e com a secretária de Saúde do município Daniela Salum, ouviu das partes os principais problemas de Saúde Pública vivenciados pelo município, sendo o mais recente o episódio da utilização do fumacê, dos bloqueios dos recursos do financiamento dos PSFs, das demandas do MT Hemocentro, medicamentos e acesso aos serviços de Saúde de Média e Alta Complexidade nos hospitais de Referência.

A Saúde do Estado segundo o secretário, tem plano de ação para atender os municípios pólos de saúde e sua abrangência e Barra do Garças esta inserida dentro da política de fortalecimento da Rede do Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado de Mato Grosso.

Participaram das reuniões técnicas, o Prefeito Municipal de Barra do Garças, Vanderlei Farias, a secretária Municipal de Saúde Daniela Salum, a superintendente de Articulação Regional da Saúde do Estado Marlene Anchieta Vieira, o deputado Federal Wellington Fagundes, o deputado Estadual Adalto de Freitas, além de servidores da Saúde do Estado e técnicos da Saúde do Município.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/136493/visualizar/