Repórter News - reporternews.com.br
Entretenimento
Segunda - 12 de Abril de 2010 às 01:16

    Imprimir


Ivan Pacheco/Terra
Equipe de
Equipe de "Avatar" visita o Brasil e fala sobre preocupação ambiental
Em visita a São Paulo, o cineasta James Cameron - ao lado produtor Jon Landau, e os atores Sigourney Weaver e Joel David Moore - teve um encontro com jornalistas na tarde deste domingo (11) em São Paulo, para promover o lançamento mundial do DVD e Blu-Ray de Avatar, que chega às lojas no próximo dia 22. Enfático, Cameron confirmou os rumores de que a sequência do longa possa ter cenas rodadas no Brasil.

Apesar do grande interesse no país, o diretor diminuiu a empolgação dos fãs tupiniquins: se isso acontecer, serão apenas tomadas aéreas - compreensível, já que quase 100% dos cenários do primeiro filme eram, nada menos, do que reproduções digitais.

"Quando estive em Manaus, as pessoas achavam que Avatar tinha cenas gravadas na Venezuela e na Amazônia, tamanha a qualidade das imagens", gaba-se Cameron.

A questão ambiental presente no filme veio a tona na entrevista. "Os EUA já erraram muito, mas o Brasil tem chance de fazer diferente", disse a atriz Sigourney Weaver. "É o primeiro filme com extraterrestres que participo no qual os humanos é quem são os ruins. Os extraterrestres são mais evoluídos e conectados espiritualmente", completa.

Camerom diz que apesar deste ser um dos objetivos do longa, "Avatar não traz fatos, apenas a experiência emocional", embora tenha sido feito "para que as pessoas enxerguem o mundo que vivemos". Avatar traz "a sensação de estar em um mundo novo". Foram apresentadas algumas cenas do longa, inclundo o primeiro vôo do protagonista Jake Sully com seu banshee. "Voar seria assim", brincou o produtor Jon.

O sucesso de Avatar - mais de US$ 1,4 bilhão arrecadados em bilheterias pelo mundo - motivou também uma série de novos filmes que serão lançados no formato 3D. Jon discrimina essa atitude de Hollywood. "Não dá para fazer filmes em 3D tão rápido. O 3D é um processo criativo e não técnico".

Na mesma resposta, James criticou Fúria de Titãs, lançado recentemente no formato. O diretor afirma ainda não ter visto o filme, mas que pessoas próximas lhe disseram que o resultado não foi bom. Ele ainda acredita que o 3D irá se popularizar primeiro na TV, depois no cinema.

O diretor anunciou que o lançamento mundial de Avatar em DVD e Blu-Ray será dividido em três fases: o primeiro, dia 22, terá apenas o filme, sem nenhum extra - a escolha foi feita para manter o máximo de qualidade nas imagens - e o segundo, com quatro discos, repletos de materiais especiais, incluindo as visitas ao Brasil e 35 minutos de cenas deletadas chega em novembro.

Já o terceiro dependerá da popularização do blu-ray e do 3D no mercado mundial e ainda não tem data definida para ser lançado. Apesar disso, Cameron acredita ainda que Avatar está incentivando o crescimento do mercado de aparelhos blu-ray no mundo todo.

No Brasil, mais de 35 mil pessoas fizeram a compra antecipada, tornando essa a maior venda do formato no Brasil. O produtor Jon Landau ainda aposta que o longa irá frear o mercado de downloads piratas. "As pessoas irão preferir qualidade ao invés de velocidade", analisa.





Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/136599/visualizar/