Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Quinta - 08 de Abril de 2010 às 19:09

    Imprimir


Como parte da estratégia de demonstrar a população que a atual administração está investindo cada vez mais na melhoria da saúde pública e é claro de mantê-la informada sobre as ações de governo, visando dar qualidade de vida aos seus administrados, a Secretaria Municipal de Saúde divulgou dados importantes da pasta, que avaliados com profundidade fica claro o compromisso com a transparência e respeito ao dinheiro público.

Entre os números apresentados estão os referentes à saúde bucal dos moradores, que se beneficiam de um trabalho de qualidade desenvolvido pela equipe de dentistas contratados. O setor ganhou o reforço de um terceiro profissional que atende no período noturno, facilitando o acesso de trabalhadores urbanos e rurais que não podem por algum motivo serem atendidos no horário normal de expediente e muito menos pagar um dentista particular. O odontologo noturno assiste as pessoas previamente agendadas das 18hs às 23hs praticamente todos os dias de segunda a sexta feira. Outra novidade é o programa Sorriso Saudável (ver fotos), que já atendeu mais de 30 crianças na área de ortodontia, promovendo a identificação de má oclusões o mais rápido possível, assegurando maior eficácia no tratamento, corrigindo anomalias que surgem na infância.

O tratamento é realizado gratuitamente sem nenhum custo para as famílias, desde a colocação de aparelhos até as chamadas sessões de manutenção. O serviço é pioneiro na saúde pública, e só esta disponível na rede privada para famílias de classe média/alta. Os procedimentos consistem em corrigir as anomalias dento-faciais e hábitos funcionais, direcionando o crescimento dos dentes e face, de modo a proporcionar um crescimento harmônico. O trabalho pode sanar dificuldades de fala, mastigação, respiração e ainda alguns tipos de dor de cabeça reincidentes, surtindo efeito na aprendizagem dos estudantes em sala de aula. Os cirurgiões dentistas Eltron Carvalho e Ana Paula Amaral identificam as crianças que necessitam da assistência e encaminham para a odontologa Inezita Ormond Fraga, especialista em ortodontia e ortopedia fácil. Vale ressaltar que o serviço é prestado sem nenhum custo para os cofres públicos, sendo que o município cede apenas às instalações físicas para o atendimento.

De Janeiro a Março deste ano já foram realizados mais de 1.700 procedimentos individuais, dezenas de aplicações de flúor, mais de 150 chamada primeira consulta, outras 159 restaurações de dentes decíduos e quase 200 raspagens, alisamento e polimento de gengivas (ver primeiro quadro).

O serviço de atendimento noturno registrou número recorde em apenas três dias disponível para a população, que elogiou a iniciativa da administração. Foram cerca de 10 restaurações posterior e anterior, quase 30 procedimentos individuais e 16 raspagem e polimento de gengivas (ver segundo quadro).


PRODECIMENTO

TOTAL

Nº DE ATENDIMENTO

853

N DE PROCEDIMENTOS INDIVIDUAIS

1732

 1 ª CONSULTA ODONTOLOGICA

157

ESCOVAÇÃO  SUPERVISIONADA

06

APLICAÇÃO DE FLÚOR

100

APLICAÇÃO DE CARIOSTATICO POR DENTE

06

APLICAÇÃO DE SELANTE POR DENTE

98

EVIDENCIAÇÃO DE PLACA BACTERIANA

14

RASPAGEM ALISAMENTO E POLIMENTO SUPRAGENGIVAIS

191

SELAMENTO PROVISÓRIO DE CAVIDADE DENTÁRIA

145

RESTAURAÇÃO DE DENTES DECIDUOS

159

RESTAURAÇÃO DE DENTES PERMANENTE ANTERIOR

141

RESTAURAÇÃO DE DENTES PERMANENTE POSTERIOR

267

CAPEAMENTO PULPAR

246

PULPOTOMIA DENTÁRIA

47

CONSULTA DE URGÊNCIA

111

RASPAGEM ALISAMENTO SUBGENGIVAIS

96

EXODONTIA DE DENTE DECIDUO

71

EXODONTIA DE DENTE PERMANENTE

88

TRATAMENTO DE HEMORRAGIAS E PEQUENOS  PROCEDIMENTOS DE URGÊNCIA

05

 

 

ATENDIMENTO ODONTOLÓGICO NOTURNO

  23/02/2010 à 26/02/2010

 

PRODECIMENTO

TOTAL

Nº DE ATENDIMENTO

10

N DE PROCEDIMENTOS INDIVIDUAIS

29

 1 ª CONSULTA ODONTOLOGICA

10

RASPAGEM ALISAMENTO E POLIMENTO SUPRAGENGIVAIS

08

RESTAURAÇÃO DE DENTES PERMANENTE ANTERIOR

06

RESTAURAÇÃO DE DENTES PERMANENTE POSTERIOR

04

RASPAGEM ALISAMENTO SUBGENGIVAIS

08

EXODONTIA DE DENTE PERMANENTE

03

 





Fonte: ASCOM

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/136839/visualizar/