Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Quinta - 08 de Abril de 2010 às 16:40

    Imprimir


Considerado um dos setores primordiais para garantir uma vida saudável à população, a saúde pública é o calcanhar de Aquiles de qualquer administração pública, seja em nível municipal, estadual ou federal. Diversos fatores contribuem para que a população adoeça e cada vez mais necessite de serviços urgentes, com qualidade e especializados. A ausência de cuidados com a saúde, seja pela falta de exercícios físicos regulares, alimentação inadequada, vícios como do álcool, fumo e drogas, entre outras, fazem com que os governos invistam cada vez mais recursos na saúde, que nunca atendem a demanda e geram todo o tipo de reclamações pelo usuário.

O atendimento básico dispensado a população nem sempre é suficiente, embora haja um esforço intenso no sentido de assegurar o melhor atendimento possível a comunidade. A prefeitura municipal de Nortelândia, desde o ano passado, primeiro ano da atual gestão, não tem medido esforços para incrementar os serviços, apresentando inovações para dar maior resolutividade, firmando convênios com hospital público, laboratórios particulares, consórcios de saúde e ainda investindo na infraestrutura local da saúde pública, com aquisição de veículos e contratação de profissionais especializados, entre outros.

Os números divulgados pela pasta nesta quarta-feira (07.04) demonstram que a população tem a seu dispor variados serviços, e que o número de atendimentos mensal superam a média, e quando comparados com gestões anteriores deixa claro a melhora obtida. O objetivo é que mesmo com os poucos recursos disponíveis, sejam ofertados o maior numero de serviços, e que tenha maior custo beneficio.

O serviço laboratorial da saúde pública municipal de Nortelândia, também surge com dados importantes, dada à consolidação de exames laboratoriais realizados nos pacientes encaminhados pelos médicos da rede pública. São mais de 25 tipos de exames, ultrapassando mais de 1.500 atendimentos nos três primeiros meses de 2010 (veja quadro abaixo).

Foram realizados no período de janeiro a março, mais de 450 hemogramas, outros 310 exames de glicemia, mais de 200 de fezes e 105 plaquetas, por exemplo, este ultimo, para identificar pessoas acometidas pelo mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue. Veja o quadro:
 

CONSOLIDADO DE EXAMES LABORATÓRIAIS  REALIZADOS

PERIODO: 01/2010 à 03/2010

 

 

EXAMES

QUANTIDADE

Hemograma

469

Eritrograma

76

VDRL

100

VHS

30

Glicemia

313

Tipagem Sanguínea

36

EAS

317

Planotest

40

Fezes

207

Linfa

08

Colesterol

114

Triglicerídeos

90

Escarro

05

Creatinina

32

Prova de atividade Reumática

36

Uréia

17

ácido úrico

07

HBS AG

07

Potássio

05

Transaminase

17

Prova de função Reumática

09

HIV

11

Lipidograma

70

LDL

70

Plaquetas

105

 





Fonte: ASCOM

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/136852/visualizar/