Repórter News - reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quinta - 08 de Abril de 2010 às 13:23
Por: Lidiana Cuiabano/Luzia Araújo

    Imprimir


Além dos Ensinos Fundamental e Médio, a Fundação Nova Chance, em parceria com a Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Secitec), oferece aos reeducandos do Estado o curso preparatório para vestibulares. Por meio do projeto social MT pré vestibular, os reeducandos que concluíram o nível médio se preparam para ingressar no Ensino Superior.

Este ano, por meio do cursinho preparatório, dois reeducandos da penitenciária major Eldo Sá Correia, “Mata Grande”, em Rondonópolis, conseguiram atingir pontuação suficiente na maior avaliação educacional do país, o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e, com isso, garantiram cada um a sua vaga para o Ensino Superior.

Entre os 31 aprovados do período vespertino para o curso de pedagogia da Universidade Federal de Mato Grosso do município de Rondonópolis, Vitor Miguel Valêncio ficou em 1º lugar, com mais de 600 pontos. O outro reeducando da Mata Grande, Ricardo Alexandre Vargas, conseguiu uma vaga para o curso de administração em uma universidade particular da cidade.

Em 2009, participaram do cursinho MT pré vestibular 162 reeducandos do Estado. Na unidade prisional de Rondonópolis, 19 reeducandos se prepararam para o vestibular no cursinho ofertado pelo Governo do Estado.

Em Cuiabá, na Penitenciária Central do Estado (PCE), participaram do programa 70 reeducandos. No presídio feminino Ana Maria do Couto “May”, também na Capital, foram 29 reeducandas e um reeducando da Casa do Albergado.

Na penitenciária Major Zuzi Alves, em Água Boa, participaram do curso preparatório 44 reeducandos.

Este ano a parceria continua. Segundo a Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia, serão destinadas 725 vagas para policiais e reeducandos, o mesmo número ofertado em 2009.

Ao todo o MT pré-vestibular abrirá 14.500 vagas para as turmas de 2010. O curso preparatório é realizado por meio de tele aulas transmitidas diariamente de forma simultânea e exibidas em telões nas salas de aula dos municípios atendidos, com plantões online para sanar qualquer tipo de dúvida que o aluno possa ter.

Uma vez por mês é realizada uma aula presencial revisória e plantão de dúvidas, momento em que o aluno pode tirar dúvidas sobre o conteúdo aplicado e encaminhá-las pela internet, para que a equipe de professores possa saná-las.

“A parceria entre a Secitec, Sejusp e Funac é fundamental. A educação é o maior instrumento para o cidadão perceber que pode mudar sua vida. O conhecimento é algo que ninguém tira do ser humano”, disse o secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Francisco Tarquínio Daltro.

A primeira turma do MT pré vestibular foi de agosto de 2009 a fevereiro de 2010. A segunda turma inicia ainda este mês e segue até dezembro.

ENEM

Reeducandos de várias unidades prisionais de Mato Grosso realizaram em 2009 a maior avaliação educacional brasileira, o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem). As provas foram aplicadas nas salas de educação das unidades prisionais com auxílio dos agentes prisionais.

Em Cuiabá, 85 reeducandos fizeram as provas do Enem. No interior do Estado, participaram das provas 95 reeducandos. Ao todo, 180 reeducandos fizeram o Enem.

Por meio do Enem, o reeducando Franklin Ferreira Viana, do Centro de Ressocialização de Cuiabá (CRC), garantiu uma vaga para o curso de agronomia da Universidade Federal de Mato Grosso.

Antes de ser preso, Franklin cursava geografia na Universidade Regional do Cariri (Urca), no Estado do Ceará.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/136879/visualizar/