Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Quinta - 08 de Abril de 2010 às 11:04

    Imprimir


Além do atendimento básico disponibilizado na rede pública municipal de Saúde, em duas unidades do Programa de Saúde da Família (PSF), situadas nos Bairros Novo Horizonte e Bandeirantes, que cobre 100% da cidade, que conta com técnicos em enfermagem, enfermeiros, dentistas, agentes comunitários de saúde das respectivas áreas, atendimento ambulatorial e o convênio com o único hospital privado da cidade que garante o acesso gratuito da comunidade nos serviços de urgência e emergência nos horários e dias em que o serviço público não funciona, a administração municipal mantém um convênio com o Consórcio Intermunicipal de Saúde com sede em Diamantino.

O consórcio facilita o acesso da população a serviços de média complexidade,  diminuindo o número de viagens a capital do estado, que agora atende mais os serviços de alta complexidade. Para se ter uma idéia da importância deste tipo de serviço, no ano passado, aproveitando a iniciativa da direção do consórcio de descentralizar os atendimentos, deslocando médicos e equipe para os municípios a fim de assegurar uma melhor utilização dos serviços, além de comodidade e redução de gastos, foram atendidas no município de Nortelândia mais de 70 pessoas com o exame de Eletroencefalograma, que verifica a intensidade da atividade cerebral do paciente, fazendo com que médicos neurologistas identifiquem doenças com precisão.

O prefeito municipal, Neurilan Fraga, que a partir deste ano passou a presidir o consórcio ao ser eleito por unanimidade, enfatizou a importância do convênio que acaba por incrementar o serviço público de saúde. “A prefeitura e muito menos o cidadão teriam dificuldades em obter alguns tipos de exames que são caros, de forma que participar do consórcio nos proporciona atender melhor os usuários da saúde pública, bem como de diminuir o sofrimento e a fila de espera, por que o atendimento é rápido e desburocratizado” esclarece.

De acordo com os números fornecidos pela Secretaria Municipal de Saúde de Nortelândia, mais de 100 pessoas foram atendidas pelo ortopedista nos primeiros 90 dias do não, outras 84 pelo oftalmologista e 43 pelo cardiologista. As pessoas são encaminhadas após constatação pelos médicos dos PSF’s da necessidade de exame mais aprofundado que possam identificar doenças que requer tratamento especializado. (veja o quadro).

 

ENCAMINHAMENTOS PARA O CONSÓRCIO

PERIODO: 01/2010 à 03/2010

 

ESPECIALIDADES

TOTAL

Ortopedista

114

oftalmologista

84

neurologista

49

dermatologista

38

cardiologista

43

Otorrinolaringologista

30





Fonte: ASCOM

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/136896/visualizar/