Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Quinta - 08 de Abril de 2010 às 09:18

    Imprimir


Em 3 meses e 7 dias, Mato Grosso já acumula 29,916 mil casos de dengue, que representam 52,22% de todos os casos identificados no ano passado. Em uma semana foram contabilizados 1,218 mil casos a mais. A situação colocou o Estado como quarto no ranking de casos, perdendo apenas para Goiás, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais, segundo dados do Ministério da Saúde. Somados os dados dessas federações ao estado de Rondônia, quinto colocado, têm-se o registro de mais de 70% dos casos do país.

Se comparados os números do mesmo período, percebe-se que o aumento de casos é de 255,1% no ano de 2009, de 1º de janeiro a 7 de abril de 2009, foram de 8.423 casos.

Do total de casos identificados este ano, 777 foram notificados como casos graves. Os números mostram que não houve aumento do número de casos graves e nem de óbitos na última semana, totalizando ainda 36 casos. Desses óbitos, 20 foram confirmados e 16 estão sob investigação. Os números são da Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica da SES/MT. Somente no mês de março, foram quase 10 mil casos de dengue. À exceção de 2009, quando foram registrados quase 60 mil, o total acumulado no primeiro trimestre deste ano supera as ocorrências dos 12 meses dos anos anteriores.

De acordo com a SES/MT, o período de chuvas favorece o aumento de casos. Por conta disso alerta para manutenção das caixas d"águas, tonéis e barris ou outros recipientes que armazenam água, totalmente tampados e limpos na sua parte interna (lavados com escova e sabão, semanalmente). Além disso, deve-se remover tudo o que possa impedir a água de correr pelas calhas e não deixar a água da chuva acumular sobre as lajes.

Cuiabá e Várzea Grande - A capital do Estado tem até o momento 3.529 casos de Dengue notificados. Desses, 159 foram notificados como casos graves da doença. Até ontem, foram notificados 6 mortes, sendo 2 casos confirmados como sendo de dengue e 4 óbitos estão sob investigação.

Já em Várzea Grande, o total de notificações é de 1.285. Desse número, 108 foram identificados como casos graves. Foram registrados até o momento, 4 mortes confirmados como dengue.





Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/136911/visualizar/