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Saúde
Quinta - 08 de Abril de 2010 às 06:31

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A Secretaria Municipal de Saúde de Nortelândia divulgou nesta quarta-feira (07.04), dados referentes aos atendimentos realizados pela equipe de enfermeiros, técnicos, médicos, odontologos, e agentes comunitários de saúde (ACS), entre outros.

Os números refletem a procura pelos serviços por parte da população e revelam o grau de atendimento existente hoje no setor, como justificam os investimentos feitos pela atual administração visando melhorar a prestação de serviços da saúde, como aquisição de veículos para transporte de pacientes a serviços de média e alta complexidade, contratação de profissionais especializados e serviços médico-ambulatoriais, incremento no número de medicamentos da farmácia básica para atender a comunidade carente, entre outros. A consequência é a satisfação da população em relação à área, que nos últimos 15 meses recebeu atenção especial da administração. 

A prefeitura mantém um convênio com o Hospital e Maternidade Nossa Senhora de Sant’ana, em que nos finais de semana, feriados e no período noturno de segunda a sexta-feira, a população é atendida gratuitamente nos casos de urgência e emergência e que não necessitam de atendimento especializado. 

Nos três primeiros meses do ano, cerca de 30 pessoas diariamente passaram pela consulta médica, um número bem acima da média, perfazendo quase 600 atendimentos mensais, num total de 1578 consultas no trimestre. Outro número importante é quanto às visitas domiciliares realizadas pelos ACS’s, que chegou a 2.634 nos primeiros 90 dias do ano. Outras 130 consultas de pré-natal foram realizadas no período entre as gestantes acompanhados pelo serviço médico municipal. Visando acompanhar de perto a pressão arterial e evitar que o inesperado aconteça, os profissionais da saúde realizaram 1749 verificações, o que dá segurança para as pessoas acometidas por problemas de pressão. 

Os números apresentados foram avaliados positivamente pelos profissionais, técnicos e gestores do município. A Secretária Municipal de Saúde, Elena Regina Campanholi, fez questão de afirmar que as equipes trabalham diariamente para prestar o melhor serviço para a população com qualidade e que em se tratando de saúde, que envolve vários fatores como falta de alimentação adequada, exercícios físicos regulares, entre outros quesitos, há uma dificuldade muito grande de atender 100% da demanda, mas que o possível vem sendo feito para cada vez mais atender os clientes do sistema único de saúde. 

O prefeito municipal de Nortelândia, Neurilan Fraga, disse que os dados revelam a amplitude do serviço oferecido aos moradores, colocando por terra a critica da oposição política, de uma suposta inoperância da saúde local. Ele lembrou que há bem pouco tempo, antes de sua gestão, não havia médicos, os pacientes eram transportados amontoados em ambulância colocando-os em risco de morte, a farmácia não possuía a grande quantidade de remédios disponível hoje e nem o numero de profissionais existentes para servir a sociedade. “O corpo técnico hoje é superior às administrações anteriores, a estrutura também é melhor, e praticamente com os mesmos recursos que eles possuíam no passado, talvez até menor” salientou. O Chefe do Executivo disse ainda que evidentemente o nível de atendimento ainda não é o que a população merece e necessita, mas que houve avanços significativos neste curto período e citou como exemplo a contratação de um profissional de odontologia que atende no período noturno os trabalhadores que não conseguem ser atendidos no horário normal de expediente e nem tem condições de pagar um dentista particular. “Óbvio que não atingimos os 100%, mas já avançamos muito, principalmente acabando com os privilégios que existiam de facilitar atendimento para este ou aquele, todos são atendidos de forma igual, e assim acreditamos estar contribuindo para uma saúde melhor da população” concluiu.

Ele destacou ainda uma inovação na prestação de serviços de saúde com a criação em parceria com os ACS"s do Saúde Itinerante (veja foto), em que o toda equipe se desloca para os bairros para realizar exames e atendimentos preventivos, e mais recente o projeto "Bairro - Orgulho de Viver Aqui" que disponibiliza todos os tipos de atendimentos na Zona Urbana e Rural da cidade.

Veja na tabela abaixo, os números relativos aos atendimentos médicos feitos:
 

 

PRODECIMENTO

TOTAL

       N º DE CONSULTA MÉDICA

1578

 N º DE CONSULTA DE ENFERMAGEM

934

Nº DE ATENDIMENTO TECNICOS DE ENFERMAGEM

1749

Nº VISITA DOMICILIAR ( MEDICO, ENFERMEIRO E TECNICO DE ENFERMAGEM)

 

 

85

Nº VISITA DOMICILIAR AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE

 

2634

INTERNAMENTO HOSPITALAR

24

OBSERVAÇÕES

111

SUTURA

16

LAVAGEM DE OUVIDO

05

EXTRAÇÃO DE UNHA

04

CONSULTA PRÉ NATAL

130

PLANEJAMENTO FAMILIAR

04

REUNIÃO COM A EQUIPE

09

VERIFICAÇÃO DE PA

1749

RETIRADA DE PONTOS

17

APLICAÇÃO DE INJEÇÃO

557

COLETA PREVENTIVO

39

INSTALAÇÃO DE SORO

120

NEBULIZAÇÃO

56

ENCAMINHAMENTOS PARA ATENDIMENTO ESPECIALIZADO

 

163

IMUNIZAÇÃO (VACINAÇÃO)

214





Fonte: ASCOM

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