Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Quarta - 07 de Abril de 2010 às 17:22
Por: Carolina Miranda

    Imprimir


A Escola de Saúde Pública do Estado de Mato Grosso comemora nesta quarta-feira (07.04) 10 Anos de Existência na preparação e qualificação dos trabalhadores da Saúde no exercício da cidadania. A Instituição integra o Sistema Estadual de Ensino e tem como princípios norteadores projetos ancorados na Política Nacional de Educação Permanente em Saúde.

Representando o secretário de Estado de Saúde, Kamil Fares o secretário Adjunto de Gestão Estratégica, Fabiano Borges ressaltou o privilégio da oportunidade de poder comemorar esses 10 anos de história, por conhecer de perto a luta da Escola na formação de trabalhadores capacitados da Saúde. “A Escola no âmbito do Sistema Estadual de Ensino trabalha com a perspectiva de não apenas atuar de forma estratégica e sim de forma estruturante, pois a Instituição tem como meta o fortalecimento do Sistema Único de Saúde através do aperfeiçoamento técnico e profissional de seus trabalhadores”, disse o secretário Adjunto de Gestão Estratégica.

A diretora geral da Escola de Saúde Pública, Maria das Graças Oliveira de Figueiredo disse que “a ideia principal da preparação desse dia especial de comemoração aos 10 anos da Escola em Mato Grosso é conscientizar e sensibilizar todos os envolvidos no processo de Educação visto que cada protagonista nessa história de crescimento tem papel fundamental para a continuidade dos avanços na qualidade dos serviços executados. Atualmente a Escola de Saúde Pública três níveis de ensino, sendo eles: técnico, de qualificação e pós-graduação”.

A técnica da Coordenadoria de Ações Técnicas de Educação e Saúde do Ministério da Saúde, Guadalupe Santana Parananguá ressaltou que “os resultados positivos alcançados pelas Escolas Públicas de Saúde em todo o Brasil. Nesse contexto Mato Grosso se destaca pelos avanços obtidos, principalmente pela preocupação de não só atender os trabalhadores da capital, mais sim, na descentralização dos serviços atendendo os municípios mais longínquos do Estado”.

Esmeralda Martos é servidora da Escola de Saúde Pública há 23 anos. Para ela “a satisfação é diária de quem trabalha aqui na Escola, pois todos os dias percebemos a alegria dos trabalhadores da Saúde, que tem a oportunidade de reciclar os seus conhecimentos, inclusive com a possibilidade de progressão na carreira”.

Agnaldo Benedito de Campos Filhos também é servidor com 18 anos de Casa. “É interessante notar esse leque de opções de cursos oferecidos pela Escola de Saúde Pública indo desde a Educação Básica passando pelo Ensino Técnico até a Pós Graduação”.

A programação segue no período da tarde desta quarta-feira (04.07) com palestras, grupos de trabalho e reuniões.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/136956/visualizar/