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Economia
Quarta - 07 de Abril de 2010 às 09:09

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A partir de agora, a pessoa que tiver cheques ou documentos roubados ou extraviados pode fazer o registro gratuito desse fato pela internet. O serviço funciona 24 horas e serve para evitar que sejam usados por golpistas para fazer compras ou abrir conta bancária


São Paulo, 7 de abril de 2010 - Quem já teve documentos roubados ou perdidos já comprovou que a dor de cabeça de cabeça de tirar uma nova via não é nada comparada com os transtornos de ser surpreendido por cobranças indevidas e descobrir que outra pessoa está utilizando seus dados para efetuar compras.

Muitas pessoas que perdem ou têm os documentos roubados deixam de tomar cuidados fundamentais. Além de procurar a polícia é preciso informar a Serasa Experian sobre a perda, ou roubo, para bloquear os documentos.  Essa precaução serve para evitar que eles sejam usados por golpistas para fazer compras ou abrir uma conta.

Para proteger o cidadão e as empresas, a Serasa Experian oferece gratuitamente um serviço 24 horas de cadastramento de informações sobre documentos e cheques roubados, extraviados, cancelados ou sustados, que passa a contar com uma nova funcionalidade para a proteção ao consumidor.

A partir de hoje, se a pessoa tiver cheques ou documentos roubados ou extraviados pode fazer o registro gratuito desse fato pela internet, de forma prática, no endereço http://www.serasaexperian.com.br/servicos/cadastro/index.htm.Essas informações ficarão disponíveis para os mais de 400 mil clientes que consultam a base de dados da Serasa Experian, em todo o Brasil, e podem prevenir o uso indevido dos documentos por terceiros.

É possível cadastrar informações sobre roubo, extravio e clonagem de cheques e documentos como o CPF (Cadastro de Pessoa Física), o documento de identidade (RG), o título de eleitor, a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e a CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social). O cadastramento de documentos roubados pela internet foi implementado cumprindo todas as exigências legais.

Após o registro no site (provisório por 10 dias úteis), é necessário enviar, via fax (11 2847 9413) ou correio, o Boletim de Ocorrência (B.O) e uma declaração formal, assinada de próprio punho, cujo modelo também está disponível para download no próprio site, no mesmo canal. Ao receber a formalização da ocorrência, a Serasa Experian torna as informações disponíveis à consulta em todo o território nacional. Após o envio, é preciso entrar em contato com a Serasa Experian, pelo telefone (11) 3373-7272, para a confirmação do recebimento do fax ou da documentação via correio.

Para os correntistas que tiverem o talão de cheques extraviado ou roubado, a Serasa Experian e repassa instantaneamente a informação para todo o comércio, sem necessidade de formalização por escrito. No entanto, quando os bancos reabrirem, a pessoa precisa procurar sua agência para fazer a sustação dos cheques. Em caso de roubo, é necessário que o correntista apresente ao banco o Boletim de Ocorrência (B.O.), que em São Paulo pode ser feito também pela internet, pelo site da Secretaria de Estado de Segurança Pública, de forma prática e rápida.

As informações sobre as ocorrências com cheques ficam disponíveis 3 dias úteis  para o comércio e após esse período saem automaticamente da base de consultas. Com esse prazo, a pessoa tem tempo para procurar o banco e fazer a sustação e o B.O, se houve roubo. As informações sobre os documentos, por sua vez, ficam disponíveis até o momento em que o portador desses documentos optar por excluir o registro, o que pode ser feito pela internet.

Quem já teve os documentos roubados e fez Boletim de Ocorrência também pode registrar a informação na Serasa Experian reduzindo assim o risco de seus documentos serem usados em golpes futuros.

Cuidados com o Cheque - Para Consumidores e Comerciantes

Para reduzir os riscos por perda ou roubo de cheques, os consumidores devem tomar os seguintes cuidados:

- Carregar apenas alguns cheques, necessários aos pagamentos das despesas/compras do dia;

- Separar o cheque de qualquer documento pessoal;

- Apresentar sempre documentos aos comerciantes. Vale até mesmo exigir que ele verifique sua carteira de identidade. Essa é uma prática que, além de proteger o correntista, ajuda o lojista na identificação de cheques roubados;

- Os cheques devem ser sempre nominais e cruzados; nunca ao portador.

Para evitar o recebimento de cheques roubados e extraviados, diminuindo assim os riscos da inadimplência, os comerciantes também devem tomar os seguintes cuidados:

- Solicitar carteira de identidade do cliente, comparando a foto com o apresentante; evitar outro tipo de documento;

- Verificar o preenchimento correto do cheque - valor em algarismos e por extenso (reais) e data da emissão (dia, mês e ano);

- Não aceitar cheques de terceiros, mesmo acompanhados da carteira de identidade. Com o talão poderá ter sido roubado também o documento de identidade;

- Comparar a assinatura do cheque com a do documento. Esta pode ser diferente, mas ajuda na identificação das características grafoscópicas do emitente.

É importante também que os comerciantes consultem, por meio de convênio, diretamente a Serasa Experian ou se utilizem de serviços oferecidos por instituições ligadas à única base de dados que reúne informações sobre cheques sem fundos, roubados e extraviados em todo o Brasil, o ACHEI-Recheque - Arquivo de Cheques Irregulares - Roubados e Extraviados, da Serasa Experian.






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