Repórter News - reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Sábado - 03 de Abril de 2010 às 18:41
Por: Meire Zanelato

    Imprimir


Ednilson Aguiar

Estudantes do ProJovem Urbano de todo o país, incluindo os cerca de quatro mil jovens integrantes dos11 polos de Mato Grosso, serão submetidos à segunda avaliação de conteúdos do programa no dia 08 de abril. As provas do Exame Nacional Externo (ENEC) serão aplicadas exclusivamente por técnicos da Universidade Federal de Minas Gerais nas próprias escolas onde os alunos estão matriculados e no mesmo horário das aulas.

A coordenadora pedagógica do ProJovem Urbano de Mato Grosso, Rosana Patrício, explica que o conteúdo da avaliação tem como base o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), cujos parâmetros indicam que os alunos do programa estão se equiparando a pessoas com os Ensinos Fundamental e Médio já concluídos.

“O fato de vários dos nossos alunos, mesmo sem ter concluído o curso, já terem sido bem sucedidos em exames de nível fundamental e até de nível médio nos deixa bastante satisfeitos quanto à qualidade do trabalho que vem sendo desenvolvido. Nossos professores recebem uma formação inicial e continuada voltada especialmente a esse público e os resultados estão se materializando nas conquistas dos alunos”, comemorou Rosana.

A coordenadora informa que, como incentivo à participação dos estudantes nesse grande simulado, que conta pontos para a conclusão do curso em outubro, a coordenação estadual decidiu sortear entre os participantes um computador portátil, por município, além de vales-compra no valor de R$ 100.

“Pensamos no sorteio como forma de estimulá-los a participar. Muitos desses alunos, que são inclusive muito bons estudantes, aplicados, ficam tão apavorados com a ideia de serem formalmente avaliados que desistem de fazer a prova. Só que como os três exames são fundamentais para que eles concluam os estudos com sucesso estamos buscando alternativas para que eles enfrentem essa barreira”, explica a coordenadora.

As coordenações dos polos estão preparando aulas especiais para o Enec e os alunos tem confeccionados cartazes e panfletos sobre a importância do exame, que também está sendo divulgado nas rádios nos municípios, com carros de som nas ruas, faixas nas escolas, entre outras alternativas de divulgação.

Para o dia da prova os estudantes devem comparecer às salas de aula no horário habitual, munidos de documentos pessoais (RG ou carteira de trabalho), caneta azul ou preta e calculadora, que está autorizado. Depois do Enec, o exame nacional final, o mais importante por abranger todo o conteúdo do curso, será realizado no dia 07 de outubro.

DE VOLTA À ESCOLA

O ProJovem Urbano busca trazer jovens em defasagem escolar de volta aos bancos escolares ao mesmo tempo em que os capacita para o mercado de trabalho. Em Mato Grosso, 4.500 jovens, de 18 a 29 anos, estão frequentando as aulas em 90 turmas de 39 escolas, em 11 municípios: Sinop, Alta Floresta, Primavera do Leste, Pontes e Lacerda, Juína, Juara, Cáceres, Sorriso, Tangará da Serra, Rondonópolis e Barra do Garças.

Eles têm aulas de Português, Matemática, Inglês, Ciências Naturais, Ciências Humanas e Informática. Além do ensino formal, os jovens também têm uma disciplina de Participação Cidadã e são capacitados para o mercado de trabalho, com cursos técnicos nas áreas escolhidas conforme a viabilidade identificada nos pólos, além de noções de cooperativismo e empreendedorismo.

O programa, que iniciou em abril de 2009, tem duração de 18 meses e está previsto para terminar em outubro deste ano, com a última prova, o Exame Nacional Externo. Como estímulo para a permanência em sala de aula os alunos recebem uma bolsa auxílio de R$ 100 por mês.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/137388/visualizar/