Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Segunda - 29 de Março de 2010 às 17:23

    Imprimir


Cientistas independentes vão revisar o status da gripe suína, segundo OMS
Cientistas independentes vão revisar o status da gripe suína, segundo OMS
Um grupo de cientistas independentes vai revisar a maneira como se criou o status da pandemia do vírus H1N1para garantir que a próxima emergência da saúde mundial seja melhor administrada, disse nesta segunda-feira (29) um alto funcionário do OMS (Organização Mundial da Saúde).

 

O surto da gripe suína, que começou em abril do ano passado, despertou controvérsias em torno da OMS e das autoridades de saúde pública que tinham exagerado sobre os riscos do vírus e com isso gerado um temor desnecessário ao declarar isso como uma “pandemia”.

A OMS também foi criticada por seu sistema de alerta da pandemia, que se concentrou na propagação geográfica do vírus e não em sua gravidade, além de supostos conflitos de interesses entre funcionários da saúde, cientistas e fabricantes de vacinas.

Essa revisão vai examinar como a OMS e seus 193 Estados membros se preparam e responderam sobre a gripe H1N1 e se compreenderam ou exageraram nos riscos e vai validar a magnitude do acesso acesso às vacinas entre os países em desenvolvimento, disse o cientista da OMS, especialista em Influenza, Keiji Fukuda.

- A chave para fazer isso é identificar o que temos que fazer para melhorar.

Por volta de 17 mil pessoas morreram de H1N1 desde abril em casos confirmados por laboratório, embora a OMS afirme que a cifra real de mortos seja muito maior.





Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/137785/visualizar/