Repórter News - reporternews.com.br
MT Eleições 2014
Segunda - 29 de Março de 2010 às 05:34
Por: Téo Meneses

    Imprimir


Quociente eleitoral cresce 7,2%
Quociente eleitoral cresce 7,2%

Partidos e coligações terão que obter pelo menos 64.743 votos para eleger um deputado estadual na próxima eleição. Essa é a previsão do quociente eleitoral para o pleito de outubro e representa acréscimo de 7,2% se comparada à disputa de 2006. Para eleger um federal serão necessários 193.246 votos. O quociente eleitoral da próxima eleição ainda se trata de uma previsão, já que, oficialmente, o número deve ser conhecido apenas depois de fechadas as urnas e calculados os votos válidos (excluindo os brancos e nulos) pelas vagas a serem preenchidas.

Para descobrir o número de votos necessários para eleger um deputado estadual, o consultor Valdecir Pinho Calazans pegou como base o crescimento vegetativo do eleitorado de Mato Grosso nas últimas eleições e o percentual histórico de votos válidos. Com isso, calculou o resultado sobre as 24 vagas de deputado estadual em aberto. O trabalho foi encomendado por partidos como o DEM e o PR junto à empresa Visão Assessoria, Planejamento e Marketing. O objetivo é orientar a formação de coligações visando eleger o maior número de parlamentares.

"Isso se trata de uma previsão, mas os números apontam que serão necessários 64.743 votos para eleger um estadual e 193.246 para federal. Tradicionalmente, temos acertado nos cálculos", pondera Calazans. "Isso é ciência e não chute", completa.

Os novos números sobre o próximo quociente eleitoral vem orientado os partidos na formação de coligações. Os dados finais, no entanto, devem começar a ser conhecidos com mais precisão a partir de junho, quando encerra o prazo para eleitores pedirem inscrição e título e transferência de domicílio eleitoral.

O quociente eleitoral representa os votos necessários para partidos e coligações elegerem um deputado. O sistema é usado nas eleições proporcionais (deputado estadual e federal). As legendas que não alcançaram o quociente eleitoral não concorrem à distribuição de mandatos.

A previsão de Calazans é que Mato Grosso tenha nesse ano 2.071.061 eleitores, o que representa aumento de 3.91% em relação à eleição de 2008 (prefeitos e vereadores em todo o país e o Estado tinha 1,940,270 eleitores). Em 2006, o quociente foi de 60.347 votos para deputado estadual. Apenas dois parlamentares conseguiram garantir sozinhos a própria eleição e ainda contribuíram com votação para eleger correligionários. José Riva (PP) foi o campeão de votos e obteve 82.799 votos. Walter Rabello (ainda no PMDB) ficou com 70.646 votos.





Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/137890/visualizar/