Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Terça - 23 de Março de 2010 às 08:01
Por: Marcondes Maciel

    Imprimir


Se habilitações se reverterem rapidamente em negócios, MT poderá contar com novos e importantes parceiros comerciais
Se habilitações se reverterem rapidamente em negócios, MT poderá contar com novos e importantes parceiros comerciais

Chile e Venezuela, dois importantes parceiros comerciais de Mato Grosso, na América do Sul, enviam missões ao Estado nos próximos dias para visitar frigoríficos com vistas a manter as relações econômicas e ampliar o intercâmbio comercial com os mato-grossenses. Carnes bovina, suína e de aves estão no cardápio da agenda de chilenos e venezuelanos.

“Os técnicos vêm para avaliar a situação dos frigoríficos e, possivelmente, ampliar a lista de plantas habilitadas”, explicou o chefe do Serviço de Inspeção de Produtos Agropecuários (Sipag) da Superintendência do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em Mato Grosso, Antônio Sérgio Marques Teles Lobo.

Os chilenos, que há cerca de um ano suspenderam as importações de carne bovina in natura do Brasil, realizaram três visitas ao país recentemente – outubro, novembro e janeiro. Segundo informações não confirmadas por Sérgio Lobo, o Chile teria liberado 16 frigoríficos brasileiros para exportar. “Não temos ainda a informação de quais plantas foram liberadas. O Chile ainda não nos passou a posição oficial sobre a retomada das importações. Estamos aguardando”, afirmou.

De acordo com Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec), três frigoríficos com plantas industriais localizadas, em Mato Grosso, estão autorizados a exportar carne bovina para o Chile: Mata Boi (de Rondonópolis), Marfrig (Paranatinga) e Brasil Foods (Mirassol D’Oeste).

VENEZUELA – O governo venezuelano confirmou para o período de 4 a 23 de abril a visita da missão técnica que estará percorrendo o Brasil e visitando frigoríficos com o objetivo de manter as relações e expandir o comércio com o Brasil.

Mato Grosso, que já exporta carne in natura para a Venezuela, aguarda com expectativa a visita técnica.

A missão deverá visitaR o Estado no período de 4 a 9 de abril. Em Mato Grosso, serão visitados cinco frigoríficos, sendo três de bovino, um de aves e um de suíno. Os nomes dos frigoríficos, bem como as cidades onde eles estão localizados, não foram informados pelo Mapa.

De acordo com Sérgio Lobo, todos os frigoríficos da lista geral estão habilitados a exportar carne à Venezuela. Em Mato Grosso, 39 frigoríficos fazem parte da lista geral, porém, 10 estão com suas atividades paralisadas: três do grupo Arantes (Nova Monte Verde, Pontes e Lacerda e Canarana), três do Independência (Juína, Confresa e Pontes e Lacerda), e ainda Margen (Barra do Garças), Boi Franco (Várzea Grande), Rodopa (Rondonópolis) e Frigosan, no município de Matupá.

Mato Grosso possui ainda três frigoríficos de suínos habilitados, sendo um em Lucas do Rio Verde (Sadia), outro em Rondonópolis (Agra) e o terceiro em Nova Mutum (Intercoop).






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/138672/visualizar/