Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Domingo - 21 de Março de 2010 às 12:33
Por: Claudia Lazarotto

    Imprimir


A prefeitura de Sinop deu início à Olimpíada de Português. A ação integra a “Olimpíada de Língua Portuguesa – Escrevendo o Futuro”, lançada em parceria entre o Ministério de Educação e a Fundação Itaú Social. O tema da atividade é “O lugar onde vivo”.

De acordo com um dos responsáveis pela Olimpíada em Sinop, José Reinaldo dos Santos, podem concorrer alunos desde o 5º ano (4ª série) do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio em categorias diversas. As inscrições se estendem até 14 de maio.

“A experiência é muito produtiva. E o tema faz com que os alunos reflitam sobre o seu lugar, há um resgate do regionalismo, da realidade do participante. E o MEC oferece subsídios, todo o material trabalhado é enviado pelo ministério, os temas já estão dentro da ementa discutida com os alunos. Na última edição (2008) foram 6 milhões de participantes no país, 2 milhões somente na categoria poema”, apontou.

Para este ano a meta da Secretaria de Educação de Sinop é envolver seis mil alunos do 5º (4ª série) ao 9º ano (8ª série) do Ensino Fundamental na produção das obras literárias. Também responsável pelo projeto, Marcilene Almeida, destacou que 21 escolas municipais do ensino fundamental irão participar da Olimpíada.

“A Olimpíada acontece sempre nos anos pares e nos anos ímpares é trabalhada a formação dos professores. Nesse ano, então teremos o evento. Sinop teve uma finalista em 2004 quando ainda era o “Escrevendo o Futuro” e uma semifinalista em 2008 já na Olimpíada”, explicou.

A finalista de 2004 foi Deisy da Silva, que acompanhada da professora Márcia Alves Campos viajou para Goiânia, onde participaram de intenso roteiro cultural, com oficinas de produção de textos e visitas a museus. Na época Deisy era aluna da Escola Municipal de Educação Básica Ana Cristina de Sena.

Márcia, professora há 15 anos, salientou que “Esse foi um projeto que marcou muito. Há um resgate da poesia. O material enviado pelo MEC é composto de dez oficinas com textos muito ricos que mexem com a imaginação do aluno. Uma das poesias é a clássica “Minha terra tem palmeiras...” e os alunos gostam muito”, comentou.

Já a semifinalista de 2008 foi Cristiane Pires de Moraes de 11 anos. Quando participou da competição a menina tinha 9 anos. “Vou participar de novo e me empenhar ainda mais esse ano”, disse entusiasmada ao lembrar-se de uma oficina com a equipe de produção do Sítio do Pica Pau Amarelo em Brasília.

Segundo a mãe, Odete Rosa de Moraes “Ela é muito aplicada, muito estudiosa e deixou todos nós muito orgulhosos em casa”. Cristiane estuda na Escola Municipal de Educação Básica Tiago Aranda Martin (CAIC).

A seletiva é realizada no terceiro bimestre. Primeiramente os trabalhos são selecionados nas escolas, que tem até 16 de agosto para analisar e enviar os textos à Secretaria de Educação que de 17 de agosto a 3 de setembro realiza a seletiva municipal e remete os melhores para a Secretaria Estadual de Educação.

Na etapa estadual, de 20 de setembro a 22 de novembro, os trabalhos são novamente avaliados e os melhores passam para a fase regional, (Centro-Oeste, Norte, Sul, Sudeste e Nordeste). As melhores produções regionais são avaliadas de 1º a 19 de novembro e seguem então para a final nacional. O anúncio dos ganhadores da etapa nacional está previsto para 29 de novembro.

Sinop pode enviar até dois trabalhos por categoria para o Estado, totalizando oito produções. Na etapa regional 500 alunos de todo o país são selecionados para as oficinas juntamente com os seus professores.

Os semifinalistas viajam para capitais brasileiras diferentes, de acordo com a categoria que integram. Na final, entre as regiões, 152 trabalhos são selecionados, destes 20 recebem a premiação em nível nacional, cinco em cada categoria.





Fonte: ClicHoje

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/138890/visualizar/