Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Sexta - 19 de Março de 2010 às 12:32
Por: Carolina Miranda

    Imprimir


Davi Valle

A Secretaria de Estado de Saúde se prepara para a segunda etapa da Campanha de Vacinação da Influenza A (H1N1) que tem início nesta segunda-feira, 22 de março e vai até o dia 02 de abril. A Campanha é realizada em consonância com o Ministério da Saúde (MS) onde os trabalhos são executados pelos municípios e as estratégias de vacinação são feitas por etapas divididas por grupos prioritários.

Essa segunda etapa de vacinação tem como grupo prioritário os portadores de doenças crônicas (exceto idosos), crianças com idade entre seis meses e menores de dois anos e gestantes.

Estão incluídas grávidas em qualquer período de gestação, pessoas com problemas crônicos (exceto idosos, que serão chamados posteriormente) e crianças de seis meses a dois anos incompletos (23 meses). Na lista, entram doenças do coração, pulmão, fígado, rins e sangue; diabéticos, pessoas com deficiência do sistema imunológico e obesos grau 3.

As gestantes começam a ser imunizadas nesse período e devem tomar a vacina até 2 de abril. As mulheres que engravidarem após esse período deverão procurar um posto de saúde até o final da campanha e terão sua vacina garantida. Já as crianças de 6 meses a 2 anos incompletos devem receber meia dose da vacina e, depois de 30 dias, tomarão a outra meia dose.

Para esta segunda etapa, Mato Grosso tem como meta imunizar 337.134 pessoas, sendo 53.503 gestantes, 73.529 crianças com idade entre seis meses e menores de dois anos e 210.102 portadores de doenças crônicas (exceto pessoas com idade superior a 60 anos).

A meta do MS é alcançar cobertura de vacinação igual ou maior que 80% em todos os municípios do Brasil para cada grupo da população selecionada.

BALANÇO PARCIAL 1ª ETAPA

Conforme balanço parcial divulgado pela Coordenadoria de Imunização da Secretaria de Estado de Saúde, o total de doses aplicadas até o momento, desta primeira etapa, que se encerra hoje (19.03), foi de 9.734 aplicações. Em Cuiabá foram aplicadas 3.627 doses. Em Várzea Grande, 236. Em Nossa Senhora do Livramento, 69, Poconé 113, Juina 321, Lucas do Rio Verde 169, Sinop 791, Tangará da Serra 820, Alta Floresta 540, Rondonópolis 508 e Nova Olímpia 168 doses. “Esses são alguns dos municípios situados em todo Estado, porem, se faz importante frisar que estes são dados parciais, o fechamento completo será repassado na próxima semana, só daí é que o estado poderá ter uma real noção de como foi o início da Campanha de Vacinação da Influenza”, disse a coordenadora de Imunização da Secretaria de Estado de Saúde, Valéria de Oliveira.

ETAPAS

3ª etapa: 05 a 23 de Abril – Vacinação da população adulta de 20 a 29 anos. É um segmento que envolve estudantes, trabalhadores, donas de casa, ou seja, pessoas que enfrentam algumas dificuldades na busca da vacinação, fazendo-se necessário estabelecer algumas estratégias que permitam levar a vacina aonde esse grupo pode estar concentrado.

A população dessa faixa etária deverá apresentar documento de identificação com foto para comprovação da idade e Caderneta de Vacinação (se possível).

4ª etapa: 24 de abril a 07 de maio – Vacinação da população com mais de 60 anos com doenças crônicas.

Esta etapa coincidirá com a campanha nacional de vacinação dos idosos contra a influenza (gripe comum), sendo que aqueles idosos que são portadores de doenças crônicas tomarão as duas vacinas.

5ª etapa: 10 de maio a 21 de maio - População de 30 a 39 anos.

O Ministério da Saúde disponibilizará as doses de acordo com as etapas. As estimativas da população a ser vacinada em Mato Grosso nas demais etapas são: população de 20 a 29 anos – 568.344; pessoas com mais de 60 anos com comorbidade – 45.006; pessoas de 30 a 39 anos – 483.050. Totalizando 1.498.930 de todos os grupos selecionados pelas etapas.

DADOS

Com base nas informações registradas no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), o Estado de Mato Grosso apresenta notificação de 01 de janeiro a 19 de março de 25 casos da Influenza A (H1N1), dos quais 09 casos foram descartados, 16 aguardando resultado e nenhuma confirmação até o momento da doença no estado.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/139143/visualizar/