Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Terça - 16 de Março de 2010 às 17:55

    Imprimir


O governo e a prefeitura da capital assinaram, esta manhã, com a Vicunha Têxtil, protocolo de Intenções para a implantação de uma das maiores fábricas têxtil do mundo em Cuiabá. A obra levará cerca de 3 anos para ficar pronta e será responsável pela fabricação de 72 milhões de metros lineares de tecido por ano. "Com a instalação da planta em Cuiabá, a Vicunha se tornará a maior indústria têxtil do mundo", enfatiza o presidente da Vicunha, Ricardo Steimbruch.

Incentivos fiscais e matéria prima foram os dois pontos de maior peso na negociação para trazer a Vicunha para Mato Grosso. O governador Blairo Maggi diz que a instalação desta indústria é um passo importante para o desenvolvimento da cadeia produtiva do algodão. Ele garantiu que o Estado continuará investindo em pesquisa, o que dará suporte para novos investimentos no setor.

O prefeito Wilson Santos disse que a negociação foi difícil e que a prefeitura só se comprometeu o que poderá cumprir. Ele destacou ainda que, desde o ano passado, tem sido mantidas negociações para Cuiabá ter este empreendimento.

A negociação com a Vicunha se intensificou nos últimos seis meses, mas o primeiro contato foi feito há cerca de 2 anos. O secretário de Indústria, Comércio, Minas e Energia, Pedro Nadaf, ressaltou que a implantação deste projeto agregará um valor de até 10 vezes a mais que preço do algodão "in natura". "É mais um passo para a verticalização da economia e ampliação da distribuição de renda", garante.

A parceria entre o Governo e a prefeitura de Cuiabá garantirá estrutura para a instalação do empreendimento, incluindo luz, água, transporte coletivo, coleta de lixo e vários outras ações solicitadas pela empresa.

A indústria vai gerar 2 mil empregos diretos e 6 mil indiretos. O projeto consiste numa unidade industrial com capacidade de processamento anual de 65 mil toneladas de algodão e produção de 72 milhões de metros lineares de tecido por ano.

O parque industrial ocupará uma área de 60 hectares, ficará às margens da Rodovia dos Emigrantes, no município de Cuiabá e investirá aproximadamente, R$ 350 milhões de investimentos entre construção, maquinário, mão-de-obra e capital de giro.

Ricardo explica que a escolha da implantação da fábrica em Cuiabá, e em Mato Grosso foi fundamentada na estratégia da produção estar mais próxima da principal matéria-prima para a Vicunha Têxtil: o algodão. Além disso, Cuiabá também oferece uma das melhores infraestruturas dentro de Mato Grosso.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/139547/visualizar/