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Economia
Terça - 16 de Março de 2010 às 04:41
Por: Marcondes Maciel

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Geraldo Tavares/DC
Serviço é gratuito, mas deve ser agendado para melhor atendimento
Serviço é gratuito, mas deve ser agendado para melhor atendimento

O recall anunciado pelas montadoras de algumas marcas está levando um grande número de pessoas às concessionárias de veículos. Em Cuiabá, a busca por informações e agendamento do serviço cresceu nos últimos dias. O recall é um chamado da fabricante de veículos para corrigir eventuais falhas em peças ou sistemas. O serviço deve ser gratuito e os proprietários devem procurar suas concessionárias.

A Volkswagen já está realizando o serviço e a Fiat está se preparando para atender seus clientes a partir do próximo dia 18. A Peugeot também convoca verificações em vários modelos.

A Volkswagen convocou os proprietários dos modelos Gol (geração 5) e Voyage para recall. A empresa vai corrigir uma possível falha na lubrificação do sistema de rolamento das rodas traseiras. A ação envolverá 193,62 mil veículos lançados em 2009 e 2010, no país.

O problema mecânico pode causar ruído ou até desprender ou travar as rodas do veículo, em caso de uso continuado, em função da falta de lubrificação e engraxamento. Em alguns casos, é necessária a troca dos rolamentos.

Segundo a Volkswagen, a falha pode ocorrer em veículos fabricados antes de julho de 2009. Os proprietários de veículos serão atendidos gratuitamente em todas as concessionárias da marca.

“Estamos atendendo uma média de 10 veículos por dia, mas cerca de 30 pessoas nos procuram diariamente para buscar informações ou agendar o serviço”, informa a consultora Daniele Dias, do Departamento de Marketing da Trescinco. Os proprietários podem levar os veículos em qualquer concessionária da marca. Informações sobre o recall podem ser obtidas por meio do www.volkswagen.com.br, ou, pelo 0800 019 5775.

No caso da Fiat, o recall do modelo Stilo terá início na próxima quinta-feira, dia 18, e atingirá 52.474 veículos em todo o país. A montadora fará a substituição dos cubos de rodas traseiras dos automóveis fabricados entre 13 de abril de 2004 e 9 de março de 2010.

Os veículos terão os cubos das rodas traseiras, fabricados em ferro fundido, substituídos por peças em aço forjado, segundo determinação do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor. Inicialmente a montadora apontava que aproximadamente 60 mil automóveis participariam do recall.

Segundo Aroldo Francisco, chefe da oficina da Domani, em Cuiabá, o recall é gratuito e deve ser agendado pelo cliente nas concessionárias ou oficinas da Fiat. Em caso de duvida, o proprietário do veículo deve entrar em contato através do telefone 0800 707 1000 ou ainda pelo site www.fiat.com.br.

Ele explicou que o recall para o modelo Stilo só vale para os veículos que não tiverem ABS. “Primeiro identificamos o chassi, depois verificamos outras características e em seguida fazemos o agendamento”.

A montadora garante, entretanto, que não há defeito nas peças, mas que "em respeito ao consumidor" realizará a substituição dos cubos da roda traseira, segundo determinação do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor.

A Peugeot também anunciou recall para vários modelos: 206, 307 e 407. As trocas para cada um dos modelos vão desde problemas no limpador de pára-brisas, passando iluminação externa do veículo até a verificação do Módulo Eletrônico CSM - Central de Serviços do Motor, que pode dar origem a panes em alguns equipamentos. Informações podem ser obtidas pelo www.peugeot.com.br ou pelo 0800-703-2424.

O Procon informou que os consumidores que eventualmente tenham passado por algum incidente causado pelo defeito poderão solicitar na Justiça reparação por possíveis danos morais ou patrimoniais.

TERCEIRIZAÇÃO - O consultor e ex-vice-presidente da General Motors do Brasil, André Beer, disse que o crescimento recente no número de recalls das grandes montadoras de veículos é consequência do aumento da terceirização e da globalização da produção. “Acho que é um problema que está junto a todas as empresas. Todas têm basicamente as mesmas ocorrências. Na minha visão, isso se deve à globalização", disse.

Segundo Beer, outro fator que interfere diretamente no aumento de recalls de automóveis está relacionado com a ampliação no número de unidades produzidas e da terceirização de diversos setores produtores de peças e componentes dos veículos.






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