Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Sábado - 13 de Março de 2010 às 19:38

    Imprimir


A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) liberou na manhã deste sábado o embarque dos hóspedes do navio Vision of the Seas, que fazia um cruzeiro. O navio, da empresa Royal Caribbean International, que enfrentou dois surtos de gastroenterite, estava parado no porto de Santos (SP) para passar por uma higienização completa.

No segundo surto da doença, ocorrido entre o dia 5 de março e esta sexta-feira (12), quarenta e sete pessoas apresentaram sintomas como vômito e diarreia durante a viagem. No primeiro surto, no início do mês, 310 pessoas que estavam a bordo do navio também apresentaram os os mesmos sintomas.

A Anvisa informou que a causa da gastroenterite durante o cruzeiro do dia 1º de março foi norovírus. Esse tipo de microrganismo pode ser transmitido pelo contato com pessoas e superfícies contaminadas, alimentos ou água.

Segundo Karla Freire Baeta, gerente de orientação e controle sanitário de viajantes, "quanto a origem do surto não se pode afirmar que ocorreu dentro do navio, uma vez que o norovírus esta presente em vários ambientes e tanto um passageiro, quanto um tripulante podem ter entrado já infectados no navio, servindo como disseminador do vírus".

No dia 5, o Vision of the Seas saiu de Santos, passou por Ilha Grande, Salvador, Búzios e Ilhabela. Com 2093 hóspede e 765 tripulantes, o navio atracou no porto de Santos (no litoral de São Paulo) por volta das 6h desta sexta.

A Anvisa orienta que pessoas com qualquer sintoma de doença infecciosa busque atendimento médico e, se possível, adie sua viagem.

Os hóspedes que optaram por cancelar sua viagem receberão uma carta de crédito para a realização de um cruzeiro futuro, com a validade de 12 (doze) meses, em qualquer navio da frota Royal Caribbean International. Os que prosseguirem no novo roteiro receberão um crédito a bordo no valor proporcional de um dia de cruzeiro não realizado.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/139908/visualizar/