Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sexta - 12 de Março de 2010 às 18:35

    Imprimir


O presidente chileno, Sebastián Piñera, anunciou nesta sexta-feira a criação de um fundo de reconstrução após o terremoto de 27 de fevereiro, que se financiará com austeridade no gasto, fundos soberanos, futuros rendimentos do cobre e possíveis créditos externos.

"Vamos criar um fundo de reconstrução para financiar este plano de desenvolvimento. Este fundo vai se alimentar de muitas fontes", disse Piñera em entrevista coletiva.

Piñera afirmou que o terremoto de magnitude 8,8 que atingiu o Chile há duas semanas deixou mais de 500 mortos identificados e danos patrimoniais estimados de maneira preliminar em US$ 30 bilhões [cerca de R$ 52 bilhões].

Ontem, em sua primeira mensagem como presidente, Piñera, convocou a população para reconstruir o país "pedra por pedra" após o terremoto que devastou o centro-sul chileno no último dia 27 de fevereiro.

"Vamos reconstruir o Chile, todos juntos, pedra por pedra, tijolo por tijolo, e para isto precisamos de união e não de divisão, precisamos de generosidade e não de egoísmo", disse,
Do balcão do Palácio Presidencial de La Moneda, ao lado da família, Piñera destacou que "apesar da dor e do sofrimento, e sem que isto signifique esquecer os entes queridos falecidos, teremos que secar nossas lágrimas e colocar mãos à obra".

"De certa forma, todos somos sobreviventes desta tragédia", disse Piñera, sobre o terremoto que deixou ao menos 497 mortos confirmados.

"Há 20 anos nosso povo recuperou a democracia e a convivência saudável. Conseguimos isto com o apoio patriótico de todos, do mundo civil e do mundo militar", lembrou o presidente.

Com Piñera, a direita chilena volta ao poder pelas urnas após 50 anos, depois da vitória sobre a aliança de centro esquerda conhecida como La Concertación, que governou o país por 20 anos, desde a queda da ditadura de Augusto Pinochet (1973-1990).






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/140029/visualizar/