Repórter News - reporternews.com.br
Sexta - 12 de Março de 2010 às 16:42
Por: Sergio Luiz Fernandes

    Imprimir


Alfabetizadores do programa “Brasil Alfabetizado” participaram de um curso de formação, durante toda esta semana, no Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação (Cefapro) de Cuiabá. Hoje, no encerramento do curso, os 103 participantes do polo de Cuiabá receberam kits contendo material de trabalho para as aulas (livros e outros recursos pedagógicos).

De acordo com a gestora do "Brasil Alfabetizado" em Mato Grosso, Ana Lúcia Campos da Silveira, as aulas do programa devem começar na próxima segunda-feira, envolvendo pelos menos 10 mil alfabetizandos e cerca de 550 alfabetizadores. Ela é um das técnicas da Secretaria de Estado de Educação (Seduc). O programa é uma parceria do governo federal com as Secretarias Estaduais de Educação.

Em Mato Grosso, o programa conta com a participação da ONG Alfabetização Solidária (AlfaSol). Esta é a responsável pela formação inicial dos alfabetizadores em todos os polos do Estado e também pelo transporte, alimentação e hospedagem destes.

Conforme Ana Lúcia, participaram da formação os alfabetizares de Cuiabá, Várzea Grande, Chapada, Nova Brasilândia, Poconé, Jangada e Acorizal. As pessoas que vão participar das aulas de alfabetização são aquelas que foram cadastradas nos municípios de julho do ano passado até março deste ano. Cada alfabetizador pode trabalhar com turmas entre 15 a 25 alunos (10 a 25 na zona rural).

A gestora do programa informa que ainda este mês deve ser publicada a resolução que fala do cadastro de novos alunos para o exercício de 2010.

Joílson Gonçalo Ventura, técnico do Conselho Estadual de Educação, foi quem atuou como professor formador no curso do polo de Cuiabá. Ele trabalhou conteúdos tais como a concepção de educação de jovens e adultos no processo de alfabetização; metodologias e a sensibilização para o trabalho com pessoas adultas (a clientela das classes de alfabetização são os alunos acima de 15 anos).

Também foram realizados esta semana, cursos de formação para alfabetizadores nos polos de Alta Floresta, Barra do Garças, Cáceres, Rondonópolis e São Felix do Araguaia.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/140043/visualizar/