Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sexta - 12 de Março de 2010 às 15:34
Por: Sílvia Devaux

    Imprimir


Edson Rodrigues/Secom-MT
Em Diamantino, biodigestor capta os dejetos suínos que em decomposição produzem o gás metano
Em Diamantino, biodigestor capta os dejetos suínos que em decomposição produzem o gás metano

O governador de Mato Grosso, Blairo Maggi, participa, neste sábado (13.03), da inauguração do Sistema Autossustentável e de Tratamento de Efluentes da Granja da Seara Alimentos S.A., do Grupo Marfrig, no município de Diamantino (208 km a Médio-Norte de Cuiabá). O evento ocorrerá a partir das 11h, no complexo de produção da Seara que contou com um investimento de R$ 8 milhões.

O Sistema desenvolvido pelo Grupo Marfrig, em Diamantino, é o maior sistema de biodigestores para tratamento de dejetos suínos do Brasil. Ele trata efluentes em reatores anaeróbios (biodigestores) com captura e queima do gás metano. O projeto é concebido conforme os requerimentos do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL), do Protocolo de Kyoto (ONU), está em processo para ser registrado e já se encontra validado por uma Entidade Operacional Designada (EOD), informou o Grupo Marfrig.

“O metano, que é um gás do efeito estufa gerado pelo sistema de tratamento de dejetos convencional em lagoas, é capturado e queimado, reduzindo significativamente a contribuição da suinocultura para o aquecimento global. A maior parte da queima do metano ocorre em geradores de energia elétrica. Já a água é o insumo mais valioso que temos, indispensável à própria manutenção do complexo. Depois de purificada, cerca de 70% é reutilizada e 30% vai para fertirrigação”, ressaltou o diretor geral da Seara, Mayr Bonassi, ao falar das finalidades do projeto que inclui ainda a purificação da água.

Além de Blairo Maggi, Marcos Molina e Mayr Bonassi, devem participar da solenidade de inauguração também secretários de Estado, autoridades municipais e políticas.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/140060/visualizar/